Conselheiros discutem mudanças na resolução de concursos

22/01/2013 16:40

A adequação da Resolução Normativa 25/CUn, de 25 de setembro de 2012 – que estabelece as normas para o ingresso na carreira do Magistério Superior na UFSC – à Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, foi discutida ontem, 22, por membros do Conselho Universitário. Por falta de quórum, não foi possível realizar uma reunião formal, mas os debates sobre a matéria foram mantidos, inclusive com transmissão ao vivo pela internet.

As alterações em alguns artigos da Resolução 25/CUn/2012 foram propostas por uma comissão formada por representantes do Gabinete da Reitoria, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), dos Centros de Ensino, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Secretaria de Aperfeiçoamento Institucional (SEAI), com base na  legislação em vigor. A nova lei estabelece, por exemplo, em seu artigo 8º, que o ingresso na carreira de Magistério Superior ocorrerá sempre no primeiro nível da Classe de Professor Auxiliar.

Ao final do encontro, a professora Joana Maria Pedro, Pró-Reitora de Pós-Graduação e relatora do processo, ressaltou a importância da reunião, porque possibilitou que uma série de questões pudessem ser avaliadas pelos conselheiros. Entre os tópicos mais debatidos destacam-se o peso da prova de títulos e o da experiência docente para o cálculo das notas finais. Uma nova reunião do CUn será convocada para o dia 29 de janeiro, próxima terça-feira, quando se pretende deliberar sobre as mudanças na Resolução, possibilitando a abertura das inscrições para o concurso público que vai selecionar 205 novos professores efetivos em diversas áreas do conhecimento.

A reitora Roselane Neckel solicitou que os conselheiros encaminhem suas propostas para a relatora até o dia 25 de janeiro (sexta-feira), a fim de subsidiar o documento a ser avaliado na próxima reunião do Conselho. “É muito importante que todos apresentem suas sugestões para que possamos consolidar uma resolução adequada à nova lei e às necessidades da UFSC”, destacou.