Reunião entre reitora da UFSC e prefeito de Florianópolis consolida diálogo entre as instituições

11/03/2013 16:01

Da esquerda para a direita: chefe de Gabinete Carlos Antônio Oliveira Vieira, as reitoras Roselane Neckel, Lúcia Helena Martins Pacheco, o prefeito César Souza Júnior e o vice-prefeito João Amin. Na reunião discutiu-se mobilidade urbana e parcerias em projetos sociais, culturais, de saúde e de lazer.
Foto: Wagner Behlr/Agecom/UFSC

Parcerias entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) foram discutidas durante a manhã desta segunda-feira, 11 de março, quando o prefeito César Souza Júnior e o vice-prefeito João Amin se reuniram com as reitoras Roselane Neckel, Lúcia Helena Martins Pacheco e o chefe de Gabinete Carlos Antônio Oliveira Vieira, na UFSC. Uma das principais deliberações foi a indicação de três nomes para integrarem a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, um antigo pedido da Universidade, feito a partir de deliberação do Conselho Universitário.

Na quarta-feira, 13, será apresentado à Comissão o projeto da Prefeitura Municipal para melhorar o trânsito no entorno da Universidade. Os representantes da PMF são o vice-prefeito e secretário de Obras João Amim, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Dalmo Vieira Filho e o procurador geral do município, Júlio Cesar Marcellino Júnior.

A reunião contou com a presença de secretários municipais, assessores e também de pró-reitores da UFSC. “Vamos trabalhar em conjunto, Prefeitura e Universidade, para o bem da população de Florianópolis”, destacou o prefeito César Souza. Além da mobilidade urbana, foram discutidas parcerias que envolvem projetos sociais, culturais, de saúde e de lazer a serem desenvolvidos em bairros como Pantanal, Trindade, Tapera e Serrinha e projetos como o Jardim Botânico e o Parque Viva Ciência. A equipe debateu como implantar ações conjuntas de prevenção e combate às drogas e de tratamento da dependência química.

“É muito relevante estabelecermos parcerias. É importante que a UFSC coloque sua equipe técnica à disposição da Prefeitura e demonstre, mais uma vez, o seu compromisso social com a cidade”, destacou a reitora Roselane Neckel. “Nós temos muitas preocupações em comum, como a questão da regularização fundiária no entorno da Universidade, um posto de saúde no Pantanal, o plano diretor, a mobilidade urbana”, enumerou.

A reitora fez questão de ressaltar que o reforço da Comissão de Mobilidade com a integração dos representantes da Prefeitura certamente possibilitará que se encontrem soluções adequadas para o trânsito na Bacia do Itacorubi. “Isto vai ao encontro do que foi proposto pelo nosso Conselho Universitário”, disse. Desde 2012, a Reitoria tentava que a Prefeitura indicasse membros para a Comissão de Mobilidade. “O caminho pelo qual nós optamos aqui é o do trabalho em conjunto e não do confronto. A UFSC e a Prefeitura têm as mesmas preocupações e o mesmo amor pela cidade. Eu tenho certeza de que com os diálogos haverá compreensão mútua e de que vamos avançar em várias questões”, complementou o prefeito.

Confira matéria no Universidade Já: