SINTER promove 1º Seminário de Internacionalização da UFSC

15/03/2013 14:59

Lúcia Pacheco (vice-reitora), John Loveday (coordenador da USAC) e Pinheiro (secretário de Relações Internacionais)

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, no dia 13 de março, na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos, o “I Seminário de Internacionalização da UFSC”.

Além da equipe da SINTER, o evento contou com a participação da vice-reitora, Lúcia Pacheco, e os seguintes dirigentes da Administração Central: Lauro Mattei, pró-reitor de Assuntos Estudantis (PRAE); Joana Pedro, pró-reitora de Pós-Graduação (PROPG); Rogério Luiz de Souza, pró-reitor Adjunto de Graduação (PROGRAD); Jamil Assereuy, pró-reitor de Pesquisa (PROPESQ); e Paulo Berton, secretário de Cultura (SECULT).

Na apresentação do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, secretário de Relações Internacionais, foram expostos os desafios, os objetivos e as metas da SINTER nesta gestão, bem como os dados atuais em relação aos convênios estabelecidos com instituições de ensino internacionais e demais programas de intercâmbio administrados pela Secretaria.

O professor André Ramos, secretário-adjunto de Relações Internacionais, por sua vez, apresentou à Administração Central o Projeto de solidariedade internacional Imagine, que visa à inclusão científica e ao intercâmbio cultural entre os povos.

Ao final das apresentações, foi aberto um espaço para discutir sobre a internacionalização da UFSC. As contribuições da Reitoria, das Pró-Reitorias e Secretarias foram muito relevantes. Nas palavras da vice-reitora: “A SINTER deve ter um modelo de futuro ambicioso”.