Recepção aos calouros da UFSC promove debate sobre interculturalidade

08/04/2013 13:30

Mesa temática discutiu o convívio entre estudantes de diferentes culturas e religiões. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Como parte da programação de recepção aos calouros da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorreu no dia 5 de abril, no auditório da Reitoria, a mesa temática “Diversidade Étnico-cultural e experiências de interculturalidade na universidade”.

A mesa foi composta por Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), Antonella Imperatriz Tassinari, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas (NEPI) e Dorothea Darella, antropóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade (MArquE), que expuseram dados e questionamentos sobre suas respectivas áreas de atuação, ligadas principalmente à cultura indígena e afrodescendente.

O principal objetivo do debate, segundo a professora Ilka, foi discutir como é o convívio entre estudantes de diferentes culturas e religiões e, também, desenvolver uma política antirracista entre alunos e professores. “É preciso estender essa questão aos núcleos de pesquisa da Universidade, para que exista inclusão, democracia e tolerância entre os estudantes”, complementou a coordenadora do NUER.

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
fe.struecker@gmail.com

Confira o “Universidade Já”: