Chamada de projetos para atuação da UFSC no programa S.O.S Desaparecidos

26/04/2013 08:22

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o programa S.O.S Desaparecidos, da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC), convidam os estudantes e pesquisadores em diferentes campos do conhecimento a enviar ideias e projetos, que possam ser incluídos na parceria entre as instituições para desenvolvimento de propostas no combate ao desaparecimento de pessoas.

As Pró-Reitorias de Pesquisa (Propesq), de Pós-Graduação (Propg) e de Extensão (Proex), em resposta às propostas da Polícia Militar, estão disponibilizando um documento explicativo e realizando um mapeamento de áreas de interesse/capacidade da UFSC. Após esse estudo, a Propesq convocará reuniões para elaborar um projeto institucional e uma proposta formal de colaboração.

Todos os anos são registrados cerca de três mil desaparecimentos em Santa Catarina. No Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), verificou-se 18.773 casos no Estado no período entre janeiro de 2005 a outubro de 2011. Em 42%, as vítimas eram crianças ou adolescentes. No intuito de reduzir esses números, a PMSC lançou em outubro de 2012 o programa S.O.S. Desaparecidos.

A PMSC acredita no pioneirismo da UFSC no auxilio a esse problema social e sugeriu áreas nas quais a Universidade poderia atuar: banco de dados, testes de DNA, atendimento psicossocial das famílias vitimadas, divulgação dos desaparecidos na TV UFSC e em mídias sociais, estudos do problema, envelhecimento digital, estratégia de marketing, documentários, reconhecimento facial, identificação neonatal, entre outras ações.

Os interessados em participar da iniciativa devem enviar um e-mail até o dia 7 de maio de 2013 para Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. e, para facilitar o mapeamento, colocar no assunto da mensagem: “SOS Desaparecidos” e a área de potencial interesse de atuação.

Mais informações: (48) 3721-9846

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.