Propesq agenda com BNDES para discutir projetos de pesquisa

26/04/2013 09:12

O pró-reitor de pesquisa, Jamil Assreuy, e o diretor de projetos, Elias Machado, acertaram com o gerente de Insumos Básicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Pedro Landim, durante reunião realizada nesta quinta-feira, 25 de abril, no Rio de Janeiro, que a equipe técnica do Banco visitará a UFSC em agosto deste ano para discutir possibilidades de financiamento de projetos com recursos do Fundo Tecnológico (Funtec).

O Funtec destina-se a apoiar financeiramente projetos que objetivam estimular o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país, em conformidade com os programas e políticas públicas do Governo Federal, obedecidas as diretrizes estabelecidas para cada modalidade de atuação.

A modalidade Instituição Tecnológica (IT) que pode ser contratada pela UFSC tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação executados por IT, que sejam selecionados de acordo com os focos de atuação divulgados anualmente pelo BNDES.

Atualmente o BNDES/Funtec financia projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação direcionados aos seguintes focos: energia, meio ambiente, eletrônica, novos materiais, química, veículos elétricos, híbridos e a pilha-combustível. As operações são realizadas na forma de apoio direto, na modalidade não reembolsável e limitadas a 90% do valor total do projeto.

Além de definir a visita para o segundo semestre de 2013, os dirigentes da Propesq discutiram com Landim sobre projetos de interesse da instituição que estão tramitando na gerência de insumos básicos. À tarde, Jamil e Elias participaram do lançamento do Programa Inova Energia feito em conjunto pelo BNDES, Finep e Aneel e que vai disponibilizar três bilhões de reais para projetos em parceria com empresas.