Fórum lança livro sobre ouvidorias de universidades brasileiras

02/05/2013 13:42

Arnaldo Podestá Júnior, um dos organizadores do livro. (Foto: Gabriela Dequech – AI/UFSC)

Em homenagem às duas décadas da primeira ouvidoria universitária brasileira, na Universidade Federal do Espirito Santo, foi lançado o livro Ouvidoria Universitária no Brasil: vinte anos de experiência. Organizado por Andréa Fava, Ana Cláudia de Almeida, Arnaldo Podestá Júnior e Fátima Vilanova, o livro traz uma coletânea de textos escritos por profissionais diretamente ligados ao tema, além de artigos assinados pela atual reitora da UFSC, Roselane Neckel, pelo ex-reitor Álvaro Prata e pelo ex-reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz – responsável por implantar a Ouvidoria na UFSC, em 1996. Em seus textos, eles destacam a importância do órgão para a comunidade universitária.

Arnaldo Podestá Júnior, atual ouvidor da UFSC e um dos organizadores do livro, diz que a obra deve servir como ferramenta de apoio, disseminando conhecimentos aos interessados na área da ouvidoria. Presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários, Carmem Lúcia de Araújo Calado destaca no prefácio do livro que ainda há carência de literatura especializada nesse campo e comemora a chegada de uma coletânea “sobre o trabalho, a vivência, as experiências de colegas que já atuaram como ouvidores, bem como dos que estão no dia a dia de uma ouvidoria universitária”.

A primeira ouvidoria universitária do Brasil foi a da Universidade Federal do Espírito Santo, fundada em 1992. Na UFSC, os estudos sobre a viabilidade da implantação do órgão iniciaram em 1984, quando o então reitor professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz encaminhou uma proposta ao Conselho Universitário. Na época, não existiam dados suficientes para esclarecer quais seriam as funções de uma ouvidoria universitária e o processo foi arquivado. Por coincidência, a primeira pessoa a dar um parecer positivo sobre a introdução da Ouvidoria na UFSC nesse período foi Willibaldo José Neckel, pai da atual reitora Roselane Neckel.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – UFSC