Conheça Lúcia Helena Corrêa Lenzi, coordenadora de Ações Sociais em Extensão

03/05/2013 19:45

Professora na UFSC há mais de 30 anos, doutora em Educação e apaixonada por fotografia, Lúcia Helena Corrêa Lenzi assumiu, no dia 24 de abril de 2013, a Coordenadoria de Ações Sociais em Extensão da PROEX (Pró-Reitoria de Extensão), criada recentemente. Integrante do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) desde 2001 e atualmente membro da Comissão Nacional Pedagógica desse programa, Lúcia Helena possui grande experiência com movimentos sociais e projetos de extensão. Tanto em seu mestrado quanto no doutorado, ela discutiu a educação de jovens e adultos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) na interface com a fotografia.

Lúcia Helena Corrêa Lenzi, coordenadora de Ações Sociais em Extensão
(Foto: Gabriela Dequech – AI/UFSC)

Lúcia Helena começou sua trajetória como professora no Colégio de Aplicação da UFSC, logo após concluir sua graduação em Educação Física na UDESC. Ao longo dos anos em que trabalhou nessa área, conheceu as histórias dos alunos e de seus pais e se envolveu com projetos vinculados a crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem. “Eu não me via mais apenas como professora de Educação Física na perspectiva do desporto”, conta. “Eu me via como educadora, e como educadora me faltava conhecimento. Foi aí que busquei a faculdade de Psicologia”.

De 1992 a 1995, durante sua graduação em Psicologia pela UNIVALI, Lúcia Helena jamais parou de dar aulas. Ela costuma dizer que a UFSC é sua vida: “Eu sou apaixonada pela instituição. Foi onde de fato aprendi a ser educadora. Fiz mestrado e doutorado aqui, trabalhei aqui, minhas duas filhas estudaram no Colégio de Aplicação, fizeram graduação e uma delas fez mestrado – tudo aqui na UFSC”. O novo cargo na instituição é considerado um desafio, principalmente porque o conceito de “extensão” ainda gera controvérsias na comunidade e mesmo entre acadêmicos. “Precisamos estimular debates para reformular, ampliar esse conceito”, afirma a professora.

A Coordenadoria de Ações Sociais em Extensão foi criada também com a intenção de aproximar os movimentos sociais da Universidade. Para obter esses resultados, a PROEX está planejando organizar um fórum aberto com os movimentos sociais e fortalecer a relação com a comunidade. Outras atividades importantes serão consolidar a formação de extensionistas durante a graduação e mapear todos os projetos e ações de extensão da Universidade. “Pretendemos melhorar a relação entre universidade e sociedade” diz Lúcia Helena Corrêa Lenzi. “Por isso, acredito que a palavra-chave da nova gestão é ‘transformação’”.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria 

1 comentário