Administração Central inaugura novos espaços nesta sexta-feira

09/05/2013 12:26

O Prédio II da Reitoria e o espaço da Clínica Escola de Fonoaudiologia serão inaugurados na próxima sexta-feira, dia 10, quando serão celebrados doze meses da atual gestão da Universidade Federal de Santa Catarina. Os eventos acontecem a partir das 15 horas.

Obrigatória para o Curso de Graduação em Fonoaudiologia, a Clínica era uma das prioridades da atual gestão e vai ocupar todo o segundo andar do Prédio II. “Os alunos e professores precisavam desse espaço para as suas atividades. A Clínica trará benefícios tanto para a comunidade, que contará com mais uma opção de atendimento, quanto para os estudantes, que poderão sair mais bem preparados da Universidade. Era essencial tirar esse projeto do papel”, destaca a reitora Roselane Neckel.

Para montar a Clínica, outros investimentos serão realizados, de maneira a equipar devidamente o espaço recém-adquirido e adaptado. O curso de Fonoaudiologia, criado em 2009 como parte do projeto REUNI, forma sua primeira turma este ano. Sua coordenadora, professora Maria Rita Pimenta Rolim, explica que o curso tem como política as inovações pedagógicas e o combate à diminuição das desigualdades sociais no País, considerando que é o único curso da área da Saúde oferecido no período noturno.

A Clínica Escola será utilizada para a realização de atividades relacionadas a, pelo menos, nove disciplinas. A expectativa é atender até 390 pacientes por mês em áreas como Motricidade Orofacial e 512 na área de Linguagem. Atualmente, o curso de Fonoaudiologia tem 320 alunos regularmente matriculados.

 

Novo edifício

Fachada do Prédio II da Reitoria (Foto: Wagner Behr/AGECOM)

O Prédio II da Reitoria foi adquirido em dezembro de 2012. Localizado na Avenida Desembargador Vitor Lima, nº 222, em frente à entrada do estacionamento do CCJ e do CSE, a edificação tem área de cerca de 8 mil metros quadrados. Além da Clínica de Fonoaudiologia, o espaço vai abrigar a Pró-Reitoria de Administração, a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, o Departamento de Administração Escolar, a Secretaria de Relações Internacionais e a Procuradoria da AGU/UFSC.

“Tanto os servidores quanto o público contarão com melhores instalações, que irão impactar as condições de trabalho bem como o atendimento à comunidade universitária”, explica Beatriz Paiva, pró-reitora de Planejamento e Orçamento. Com a mudança de diversos setores da Administração Central, será possível ainda destinar devidamente e ampliar o espaço de atendimento ao público tanto na Biblioteca quanto no Restaurante Universitário, além de reorganizar os espaços de trabalho de diversas unidades administrativas da UFSC.

A compra do Prédio II foi possível com o aporte de recursos extraordinários não executados no orçamento do MEC negociados pelas reitoras e pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento junto ao Sesu/MEC. A aquisição aconteceu após o devido processo legal, que contou com a avaliação da Caixa Econômica Federal e a análise jurídica da Procuradoria Federal, aprovando a transação de R$ 33 milhões, conforme disponibilidade orçamentária. O investimento foi realizado com base na Lei 8.666/93, em especial em seu artigo 24, que faculta a dispensa de licitação para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cuja exclusividade e outros requisitos são atestados, conforme exigências legais.

 

Investimentos

A infraestrutura da Universidade tem sido uma das principais preocupações da Administração Central. Em dezembro de 2012, foram viabilizadas a conclusão dos projetos e as licitações de cinco prédios que irão atender às demandas do CCE, CFH, CFM e CCB. Em março de 2013, começou a construção do novo prédio do Centro de Comunicação e Expressão. Até a metade deste ano, devem ser iniciadas as obras no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.

Ao longo dos próximos anos, a previsão é que sejam investidos aproximadamente R$ 140 milhões em obras da Universidade. Para acompanhar as construções concluídas ou em execução, basta acessar o site http://domp.ufsc.br/. Nele se encontram informações como custo, área, localização e fotos de cada obra.