NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

17/05/2013 09:54

O refeitório novo do Restaurante Universitário (RU) foi inaugurado em novembro de 2011, porém a nova cozinha passou a funcionar nesse prédio somente a partir do mês de fevereiro de 2012, com a desativação da cozinha antiga ainda em dezembro de 2011. Dentre os equipamentos adquiridos, foram instalados oito caldeirões a gás/vapor autoclavados, sendo seis deles de 500 litros e dois de 100 litros.

No último ano foram realizadas três manutenções nos equipamentos por parte da INECOM, empresa fabricante dos produtos. Todavia, na última segunda-feira a tampa de um dos caldeirões apresentou problemas, ocasionando um acidente. A ocorrência foi imediatamente comunicada à empresa INECOM e todas as medidas preventivas foram tomadas, com a desativação dos demais caldeirões.

A equipe técnica do fabricante chegou ao RU na quarta-feira pela manhã e constatou um problema de dilatação das tampas, que provocou o vazamento do vapor. Em caráter preventivo, os prendedores dos torniquetes das tampas foram reforçados com solda e os torniquetes e borrachas de neoprene das tampas foram substituídos. Essa manutenção foi feita em três caldeirões que ainda não apresentavam problemas, visando à continuidade do uso desses equipamentos. Para evitar novos acidentes, optou-se por manter desativados os demais caldeirões até a troca completa das tampas, cuja confecção já foi solicitada.

Em função dessas limitações do uso dos equipamentos, informamos que o feijão e a lentilha serão temporariamente servidos de forma porcionada.

Mais uma vez a Administração Central reafirma seu compromisso público, tomando todas as medidas necessárias para que a segurança dos trabalhadores do RU seja garantida e a qualidade do atendimento aos usuários seja mantida.

 Florianópolis, 17 de maio de 2013.

 Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina