Conheça Beatriz Martinelli, diretora do Restaurante Universitário

03/06/2013 10:52

Beatriz Martinelli, diretora do Restaurante Universitário da UFSC, ama viajar. Para ela, não há coisa melhor que pegar seu carro e sair sem rumo, conhecendo novos lugares. A diretora é apaixonada por locais tão diferentes quanto Buenos Aires e Treze Tílias, gosta de conhecer cidades movimentadas como Nova York e não se importaria em morar em uma capital agitada como São Paulo. Para ela, a cozinha sempre foi uma válvula de escape – não por acaso, considera “botar a mão na massa” terapêutico.

Beatriz Martinelli, diretora do Restaurante Universitário da UFSC
(Foto: Gabriela Dequech – AI/GR)

Formada em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas e especialista em Gestão Universitária desde 2000, Beatriz Martinelli ingressou na UFSC em 1993, para trabalhar como cozinheira. Continuou nesse cargo até 2004, quando foi transferida para o setor de contabilidade do Restaurante Universitário. Em 2008, começou a trabalhar na administração e, em fevereiro deste ano, foi convidada a assumir a diretoria do Restaurante. “Estou há quase 20 anos no RU e adoro isso aqui! Minha realização antes era trabalhar nas panelas, saber que era responsável por aquela produção. A satisfação agora é fazer com que tudo saia da melhor maneira possível”.

O Restaurante Universitário serve cerca de 10 mil refeições por dia, entre almoço e jantar. A diretora afirma que as dificuldades existem, mas que ela e os demais funcionários estão sempre tentando fazer o melhor para que todos fiquem, literalmente, satisfeitos. Quando Beatriz começou a trabalhar na UFSC, o Restaurante ocupava os salões A, B e C e servia entre 7 e 8 mil refeições por dia. Atualmente, o RU atende na ala B, sendo que até o final deste ano voltará a contar com o salão A, que está sendo reformado. Sobre a notícia de que a nova ala servirá apenas opções vegetarianas, Beatriz Martinelli explica que o cardápio ainda não foi definido, mas que os vegetarianos terão, em breve, mais variedade.

Desde sua abertura em 1967, o Restaurante Universitário da UFSC passou por diversas reformas e adaptações no cardápio. No momento, está em estudo a proposta de café da manhã no Restaurante. “Estamos sempre tentando fazer com que a alimentação seja saudável, para que as pessoas que se alimentam no RU adquiram novos e corretos hábitos alimentares”, afirma a diretora. Quanto ao acidente acontecido no dia 13 de maio – em que um funcionário teve queimaduras de segundo grau, devido a problemas no grampo de segurança de um dos caldeirões –, Beatriz Martinelli se mostra angustiada. Ela deseja que a situação seja resolvida rapidamente, para que os servidores voltem a ter segurança no trabalho e o público, opções variadas no cardápio.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria