API em Nanotecnologia será implantado na UFSC nesta quinta

13/06/2013 11:52

Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) da UFSC. Foto: LCME.

O Arranjo Promotor de Inovação (API) em Nanotecnologia, do Polo Tecnológico da Grande Florianópolis, será implantado nesta quinta-feira (13/6), às 14h30min, no Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) da UFSC. A assinatura do Termo de Adesão pelos membros fundadores contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adalberto Fazzio.

O API Nanotecnologia reúne aproximadamente 20 grupos de pesquisa, principalmente da UFSC, e cerca de dez empresas. O objetivo é propiciar ações conjuntas entre seus membros, promovendo a sinergia de competências, estratégias e ações em projetos estruturantes e mobilizadores, voltadas ao desenvolvimento do setor na região da Grande Florianópolis. “Com o maior intercâmbio entre instituições de pesquisa e empresas, o API busca a transformação mais rápida de pesquisa em produtos e processos inovadores, a transferência de conhecimento para as empresas, fortalecendo laboratórios e empresas de nanotecnologia”, afirma Cesar Franco, coordenador técnico do Sistema de Laboratórios de Nanotecnologia (SisNano/UFSC). O SisNano é uma rede criada pelo MCTI para estruturar e ampliar o acesso de cientistas e empresas à infraestrutura de pesquisa básica e avançada em Nanotecnologia.

O mercado é bastante promissor. A nanotecnologia, considerada chave para o desenvolvimento de outros setores econômicos, movimentou em todo o mundo cerca de 380 bilhões de dólares em 2010 e deve atingir os 3,3 trilhões em 2018. Espera-se que o Brasil alcance 1% dessa estimativa, ou seja, cerca de 35 bilhões de dólares de negócios com nanotecnologia em 2018.

Em Santa Catarina, além dos laboratórios de pesquisa e das empresas emergentes em nanotecnologia congregadas pelo API.nano, há um expressivo parque industrial de empresas tradicionais que precisam de soluções de nanotecnologia para inovar, destacando-se os setores metal-mecânico, tintas, têxtil, cerâmico, nutrição animal, biomédico, cosméticos, construção civil e outros. “Há um grande potencial de desenvolvimento e mecanismos de promoção do setor em âmbito local, que vão nos ajudar a região como um polo de referência nacional”, avalia o professor Carlos Alberto Schneider, superintendente geral da Fundação CERTI. Em Florianópolis, destacam-se a Lei Municipal de Inovação de Florianópolis, a qual prevê os APIs – Arranjo Promotores de Inovação como mecanismo de desenvolvimento e a preconização que um dos focos do Sapiens Parque é o Setor de Nanotecnologia.

Serviço

O quê: Implantação do Arranjo Promotor de Inovação em Nanotecnologia do Polo Tecnológico da Grande Florianópolis.

Quando: 13/6, às 14h30min.

Onde: Laboratório Central de Microscopia Eletrônica (LCME) da UFSC, atrás da ala “B” do Restaurante Universitário.

Informações: Andréia Seganfredo – (48) 3024-2007 ou http://lcme.ufsc.br/