Conheça Patrícia Muccini Schappo, pedagoga do Núcleo de Acessibilidade da UFSC

17/06/2013 08:53

Quando se conversa com Patrícia Muccini Schappo sobre o Núcleo de Acessibilidade da UFSC, é fácil notar que ela ama o que faz. A pedagoga com habilitação em educação especial explica que a prioridade do núcleo é garantir a acessibilidade curricular aos alunos de graduação e pós-graduação. Ela espera que, com sua experiência na área da Pedagogia, consiga melhorar as políticas daquele segmento, ajudando os estudantes com deficiência a ter uma integração e uma experiência acadêmica cada vez melhores.

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Patrícia Muccini Schappo atuou diretamente com diversos tipos de deficiência, como autismo, surdez e cegueira. Começou a se interessar pela área durante o Magistério, época em que fez estágio em escolas de educação especial. Quando chegou a hora de escolher a profissão, iniciou o curso de Pedagogia. Ao longo de sua carreira, foi coordenadora de centro de aprendizagem e desenvolvimento infantil (CADI) da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) e, em 2010, ingressou na UFSC para trabalhar como pedagoga com habilitação em educação especial na coordenação do curso de Letras-Libras.

Patrícia Muccini Schappo, pedagoga do Núcleo de Acessibilidade
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

Como pedagoga do Núcleo de Acessibilidade, criado em outubro de 2012, sua primeira ação foi o mapeamento dos estudantes, concluído em abril deste ano, que contabilizou um total de 114 alunos com deficiência no ensino superior da UFSC. Agora, com o apoio da coordenação dos cursos, os alunos estão sendo chamados para entrevistas individuais. “Cada pessoa tem sua própria dificuldade e necessita ser avaliada individualmente”, diz Patrícia Muccini Schappo.

Antes da criação do núcleo, já existia o Comitê de Acessibilidade da UFSC, formado por professores e profissionais técnicos com pesquisas e atribuições voltadas a pessoas com deficiências, com o objetivo de fazer estudos avaliativos das condições de acessibilidade dos campi da UFSC. O Núcleo de Acessibilidade foi criado para executar as propostas do comitê e, assim, desenvolver uma política única de acesso e permanência nos cursos de graduação e pós-graduação em todos os campi da Universidade.

Patrícia Muccini Schappo sabe que ainda há muito trabalho a ser feito, mas espera que, com o apoio de professores, coordenações de cursos e todo o meio acadêmico, a UFSC possa ser uma universidade cada vez mais inclusiva. “A ideia não é centralizar tudo no núcleo”, explica a pedagoga, “mas formar uma rede, para que a acessibilidade seja pensada em todos os setores”.

 Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria