Ações da UFSC reforçam segurança no campus de Florianópolis

24/06/2013 13:22

Há vinte dias, o Departamento de Segurança Física e Patrimonial (DESEG) da UFSC, juntamente com a Secretaria da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), executa testes no software utilizado para viabilizar o novo projeto de monitoramento por câmeras com qualidade de imagem digital. Ao todo, 47 câmeras que funcionam pelo novo sistema já foram instaladas e encontram-se no Centro de Ciências da Saúde, no prédio novo da Enfermagem.

A ação contínua do DESEG, de acordo com o diretor Leandro Luiz de Oliveira, colaborou para a redução de 60% em algumas ocorrências, como aquelas relacionadas a furtos de bicicletas. “Os arrombamentos de veículos também diminuíram, fato atribuído à prisão de algumas pessoas por meio das imagens das câmeras de monitoramento e da atuação em conjunto com a Delegacia de Repressão a Roubos e com a Polícia Militar”, explica. Ele atribui a queda do número de determinadas ocorrências à intensificação das rondas, ao sistema de monitoramento por câmeras, ao reforço da atenção dos vigilantes e à melhoria na iluminação do campus. Oliveira esclarece que a Prefeitura da UFSC está refazendo o sistema de iluminação do campus e realiza a manutenção constante dos equipamentos.

O índice geral de ocorrências em 2013 se manteve em relação a 2012 – 0,79 por dia, segundo informações do relatório emitido pelo DESEG. Até o dia 21 de junho, foram registrados 139 boletins de ocorrência (BOs). As reclamações variam, abarcando desde a perda de documentos a situações mais complexas, como a ocorrida no dia 6 de junho. Na ocasião, um caso de extorsão ocorreu no campus da UFSC em Florianópolis. O DESEG tomou conhecimento do ocorrido somente no último dia 17, após o registro do BO.

O fato aconteceu por volta das 23h30, durante uma festa promovida pelo curso de Biologia. Um casal de estudantes foi abordado dentro do carro por duas pessoas. A equipe de segurança da Universidade já identificou os suspeitos e repassou os dados para a Delegacia de Repressão a Roubos, responsável pelo caso.

Números contabilizados desde o início do ano letivo apontam que foram feitas 171 abordagens, sendo 41 relacionadas a pessoas envolvidas anteriormente em outras ocorrências ou com passagens pelo sistema prisional. Essa informação foi levantada pela equipe de inteligência do DESEG, estruturada na Sessão de Investigação e Inteligência. Cadastros com foto auxiliam na apuração e na resolução de problemas de segurança.

Diante da preocupação com o assunto, a administração da UFSC desenvolve algumas ações. A reativação da Comissão de Festas, que discute a regulamentação dos eventos e, consequentemente, questões relacionadas à segurança dos estudantes e da comunidade, é uma delas.

Leandro Luiz de Oliveira, diretor do DESEG/UFSC

Outra medida é a elaboração de uma cartilha com orientações e dicas de segurança, que atualmente está em processo de impressão na Imprensa Universitária. O material será distribuído durante a recepção dos calouros do segundo semestre. O diretor do DESEG destaca, ainda, que há a intenção de entregar o informativo aos estudantes na fila do Restaurante Universitário (RU) e também nas salas de aula. Ao todo, serão confeccionadas vinte mil cartilhas, com o intuito de alertar os alunos sobre cuidados básicos. Evitar lugares escuros, não deixar equipamentos eletrônicos em cima de bancos, não pegar carona com estranhos e também não oferecê-la a desconhecidos, além de checar se o carro está fechado, são algumas das recomendações.

Oliveira chama atenção para o fato de que, diariamente, são identificados de dez a doze veículos abertos nos estacionamentos da Universidade. Nesses casos, o procedimento da equipe de segurança é entrar em contato com os proprietários que possuem telefone cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Câmeras

O campus de Florianópolis conta com 1030 câmeras analógicas instaladas para auxiliar no monitoramento do local. O diretor do DESEG esclarece que não há intenção de inutilizar as câmeras analógicas, mas de proporcionar a migração para sistemas com câmeras com qualidade high-definition (HD) nas novas instalações da Universidade, assim como a substituição dos equipamentos antigos por digitais, quando aqueles não tiverem mais condições plenas de uso.

A central de monitoramento do DESEG recebe imagens em tempo real também de Araranguá e Curitibanos. Um sistema similar será instalado em Joinville, para que seja possível a transmissão das imagens. As filmagens captadas nos campi são recebidas pelo departamento, que tem funcionamento 24h, inclusive durante finais de semana e feriados.

O quadro da segurança é formado por 49 vigilantes efetivos. O Governo Federal não abre vagas para a área desde 1994, período em que aconteceu o último ingresso. A reitora Roselane Neckel trabalha para que seja realizado concurso para reforçar a equipe de monitoramento.

Ao todo, a UFSC conta com 221 vigilantes terceirizados, 57 deles contratados pela atual gestão. Trata-se de uma demanda antiga, autorizada pela Pró-Reitoria de Planejamento. “Hoje temos praticamente um segurança 24h em cada prédio da UFSC”, reforça Oliveira. Há 272 centrais de alarme distribuídas pela Universidade, o que representa 4500 salas protegidas com alarme de intrusão.

A UFSC é a única universidade brasileira cuja equipe de segurança utiliza a pistola taser, equipamento não letal que, segundo o diretor do DESEG, tem contribuído para o trabalho dos profissionais da área. “Há um efeito visual bom nas abordagens, e também um efeito imediato quando é necessário. Ainda somos considerados a universidade mais segura do Brasil. As universidades federais do Pará e de Pernambuco adotam um sistema de segurança semelhante ao nosso e trocamos informações a fim de aperfeiçoar o trabalho”, explica.

Denúncias e avisos podem ser feitos pelos telefones 3721-9555 e 3721-5050, ou por SMS, para o celular 8468-1508.

Jornalista Bruna Bertoldi
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria