Conheça Marina Nakayama, coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Sustentável da PROEX

24/06/2013 08:40

Marina Nakayama se orgulha em dizer que o mais importante em sua vida é a família. Para ela, a parceria de mais de vinte anos que tem com seu marido, o professor e doutor em Ciências da Computação Ricardo Azambuja Silveira, foi fundamental para criar uma rede interdisciplinar de conhecimentos. A professora, graduada em Psicologia, também acredita que cuidar da saúde é fundamental para alcançar paz interior e ser um profissional satisfeito.

Doutora em Administração, Marina Nakayama é praticante de pilates, adepta da meditação e frequentadora de centros espíritas. Para ela, espiritualidade é querer o melhor para os outros e viver o dia a dia com apenas coisas positivas e relevantes para seu bem-estar. A professora, além de dar aulas de Engenharia de Gestão da Inovação e Engenharia de Gestão de Conhecimento, coordena diversos projetos na UFSC e, agora, assumiu um novo desafio: comandar a recém-criada Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Sustentável da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Marina Nakayama, coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Sustentável
(Foto: Gabriela Dequech – AI/GR)

O objetivo do novo setor é potencializar projetos com foco na geração de renda, empregabilidade, capacitação para o trabalho, empreendedorismo e qualidade do emprego. Marina Nakayama é a responsável por identificar instituições da comunidade que tenham esse perfil, se interessem em criar uma rede com a UFSC e que gerem oportunidades aos futuros profissionais que sairão da Universidade.

A coordenadora reconhece a responsabilidade de representar uma instituição como a UFSC. “O grande desafio é conseguir agregar e fazer o melhor com a equipe que temos. Afinal, a PROEX é nova, foi criada agora”, explica Marina Nakayama. Ela conta que, no momento, a equipe está preocupada em ouvir as pessoas, descobrir o que cada um pensa sobre extensão e juntar tudo isso para conhecer as necessidades da Universidade. A psicóloga acredita que as mudanças são excelentes oportunidades para novos desafios e aprendizados e pretende usar a interdisciplinaridade, característica de sua carreira profissional, como aliada no cotidiano da nova coordenadoria.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria