Equipe multidisciplinar elabora projeto pedagógico para cursos da UFSC no Médio Vale do Itajaí

25/06/2013 18:21

A comissão responsável pela criação dos cursos e elaboração dos projetos pedagógicos curriculares a serem implantados no campus da UFSC no Médio Vale do Itajaí está na fase de finalização de trabalhos. As cinco graduações que devem ser oferecidas são Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e as licenciaturas em Química e Matemática. O projeto final será submetido à Câmara de Graduação até a segunda semana de julho. “Essas propostas estão baseadas em um eixo prioritário que integra desenvolvimento regional, inovação, educação e interação social”, explica o professor Rogerio Luiz de Souza, pró-reitor adjunto de Graduação e presidente da comissão.

Para formular o projeto, foram usadas informações de estudos preliminares sobre as demandas e o perfil socioeconômico e cultural da região. Formada por 17 pessoas, a comissão também tem a função de acompanhar e preparar os concursos para os docentes que vão atuar no novo campus. A previsão é que as primeiras 51 vagas para professores efetivos sejam preenchidas no final do segundo semestre de 2013 – assim como as 20 vagas para técnico-administrativos em Educação – e que as aulas comecem em março de 2014. Serão oferecidas 500 vagas para ingresso nos cinco cursos. “Estamos concluindo a construção das matrizes curriculares e podemos adiantar que os conteúdos de todas elas serão integrados, em uma estrutura inédita em nossa universidade”, destaca o presidente.

Questões como desenvolvimento regional e a interação com a sociedade – tentando responder à dinâmica da região e às necessidades dos mais diversos setores produtivos ali instalados – estiveram presentes em todos os debates da comissão. “Estamos finalizando um projeto diferenciado, que, com certeza, terá impacto positivo na região”, avalia Souza.  A única questão que ainda segue em aberto é o local de instalação do campus. “Isso depende de uma resposta do Ministério da Educação, a partir das possibilidades que vamos apresentar, mas também em julho os trâmites devem ser concluídos”, explica Rogério Souza.

Confira abaixo quem são os membros da comissão responsável pela implantação do campus da UFSC no Médio Vale do Itajaí:

Rogerio Luiz de Souza – PROGRAD
Antonio Augusto Ulson de Souza – EQA/CTC
Armando Borges de Castilhos Junior – ENS/CTC
Carmem Suzane Comitre Gimenez – MTM/CFM
Fernando Cabral – EMC/CTC
Irlan Von Linsingen – EMC/CTC
Juan Antonio Altamirano Flores – GCN/CFH
Luiz Carlos Podesta – DAE/PROGRAD
Marcos Aires de Brito – QMC/CFM
Max Hering de Queiroz – DAS/CTC
Mericles Thadeu Moretti – MTM/CFM
Orestes Estevan Alarcon – EMC/CTC
Suzani Cassiani – MEN/CED
Tereza Cristina Rozone de Souza – QMC/CFM
Thiago Luiz de Oliveira Cabral – EFI/PROGRAD
Ubirajara Franco Moreno – DAS/CTC
Guilherme Mariz de Oliveira Barra – EMC/CTC