Proad assina contrato para obras no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas

19/07/2013 13:27

Cerimônia de assinatura do contrato das obras no CFM. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Alunos, professores e técnico-administrativos em Educação que atuam no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) devem assistir a mudanças no local nos próximos meses. Na manhã desta quinta-feira (18/7), foi assinado o contrato das obras no Centro, que compreendem a construção do prédio administrativo e a instalação de um elevador no bloco 29 do Departamento de Química.

As novas instalações irão abrigar a direção do CFM, as coordenações dos cursos de graduação em Química, Física, Matemática e Meteorologia, e algumas coordenações de pós-graduação, setores atualmente alocados nos blocos modulados do Centro, construídos na década de 1960. Salas de aula e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica também funcionam no local.

O diretor do CFM, Valdir Rosa Correia, avalia que as condições do ambiente não são ideais para trabalhar e estudar. “O lugar é inadequado e insalubre. Quando cheguei à UFSC, em 1978, aquilo era provisório, e ainda vai continuar a funcionar por algum tempo. A notícia das obras alivia um pouco a nossa angústia de melhorar a vida dos alunos e as condições de trabalho dos servidores”, comenta.

Biblioteca setorial, anfiteatro para 150 pessoas, espaço para a empresa júnior e salas de aula estão previstos no projeto desenvolvido pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE) da Universidade. O valor das obras licitadas é de R$ 7.077.758,10, e os recursos são do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal.

A reitora Roselane Neckel, o diretor do CFM Valdir Rosa Correia, o vice-diretor  Licio Hernanes Bezerra, a pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento Izabela Raquel, e o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras (DFO) Rodrigo Bossle Fagundes, participaram da cerimônia realizada no auditório do Departamento de Química. O pró-reitor de Administração, Antônio Carlos Montezuma, e o sócio-diretor da Lima e Silva Engenharia e Construções Ltda. – empresa vencedora da licitação –, Júlio César de Lima e Silva, firmaram o contrato.

Diminuir as desigualdades entre os vários Centros de Ensino da Universidade é um dos objetivos da atual gestão, explica a reitora. “São 14 meses de muito trabalho em equipe. Entre 2008 e 2011, a UFSC recebeu 138 milhões para o Reuni. Uma grande parte desse capital não foi usada em obras. Em maio de 2012, a atual gestão se deparou com a pendência de 50 mil metros quadrados de projetos de obras a serem construídas. Houve a finalização de projetos de mais de quatro anos em seis meses, incluindo obras para os três cursos Reuni do Centro de Comunicação e Expressão e para os quatro cursos Reuni do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Há a pactuação para 8 mil metros quadrados de obras no Centro de Ciências Biológicas, localizado em uma estrutura da década de 1970. Refizemos o orçamento do CFM e estamos trabalhando também para estruturar o campus de Curitibanos”, esclarece.

As obras do CFM somam 3.441,88 metros quadrados e começarão a ser executadas no dia 29 de julho, segundo o diretor do DFO. A previsão é de que sejam concluídas em 16 meses. “A ordem de serviço será assinada na próxima semana. Os fiscais, um engenheiro civil e um engenheiro eletricista já foram designados e acompanharão as obras diariamente”, explica.

Montezuma comunica que as licitações para obras em calçadas e acessos do CFM estão prontas. Os engenheiros do Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura realizam a vistoria com a empresa contratada para iniciar os trabalhos. As reivindicações para melhorias na infraestrutura são antigas, e as obras sinalizam a valorização do trabalho desempenhado pelo Centro. “O CFM é um centro com nível de pesquisa de excelência – temos programas de pós-graduação com conceito 7 na Capes – e é um prestador de serviços, porque dá aulas para outros cursos em centros como CTC, CFH e CCS”, comenta o diretor.

Bruna Bertoldi/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / (48) 3721-9319