UFSC discute Sapiens Parque com Governo do Estado e Prefeitura

24/07/2013 10:34

A UFSC e o Governo do Estado estão trabalhando para repactuar, institucionalizar e potencializar a cooperação no parque tecnológico e de inovação. (Foto: Gabriela Dequech – AI/GR)

As reitoras da UFSC, Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, receberam ontem (22) o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Rui Gonçalves, e suas equipes para discutir a participação da Universidade como âncora científica e tecnológica no Sapiens Parque.

“A UFSC é player fundamental. É o alicerce no movimento de ciência e tecnologia em Santa Catarina. A Universidade é importante nesse processo e, por isso, precisa estar envolvida, associada também à sua gestão, com o papel de protagonista nesse movimento. Viemos nos colocar à disposição para montar uma agenda propositiva e alinhada. Já aproximamos também a Secretaria Municipal e, a pedido do governador, viemos convidar a UFSC para que seja também uma parceira do Sapiens Parque”, afirmou Paulo Bornhausen.

A UFSC e o Governo do Estado estão trabalhando para repactuar, institucionalizar e potencializar a cooperação no parque tecnológico e de inovação. Durante o encontro, além da questão do Sapiens Parque, tratou-se da consolidação de parcerias para projetos futuros como o Parque Viva Ciência e sobre a possibilidade de propor um acordo permanente entre as duas partes, a exemplo do contrato de cooperação prestes a ser firmado entre a UFSC e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

“Desde que assumimos a Reitoria, iniciamos um processo, por meio da Propesq, de estudo e estruturação da legalidade da participação da UFSC no Sapiens Parque. É preciso institucionalizar a cooperação e prosseguir nesse diálogo com controle e ética. Temos uma clareza muito grande da importância da Universidade no desenvolvimento da ciência e tecnologia em Santa Catarina”, explicou a reitora Roselane Neckel.

O pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho, acrescentou que já foram realizadas doze reuniões para tratar da cooperação da UFSC com o Sapiens Parque. “Hoje entendemos que é uma ideia absolutamente inovadora. Detectamos maneiras de interação entre a UFSC e o Sapiens Parque, com uma formalização melhor”, ressaltou. Assreuy disse ainda que haverá uma transição do termo de cooperação anterior para um novo. “Tivemos reuniões muito proveitosas e estamos prontos para seguir os trâmites do processo de formalização, com apresentações à Administração e ao Conselho Universitário”, concluiu.

A reunião contou também com as presenças do secretário municipal adjunto de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Jefferson Fonseca, do chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira, do diretor do Departamento de Projetos, Elias Machado, e do procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFSC, César Dirceu Obregão Azambuja.

 

Mayra Cajueiro Warren
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
imprensa.gr@contato.ufsc.br /
mayra.cajueiro@ufsc.br
48-3721-4558