Segundo semestre inicia em 2 de setembro nos campi de Curitibanos e Joinville

09/08/2013 11:05

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta quinta-feira (8), decidiu por unanimidade, em sessão extraordinária, alterar o Calendário Acadêmico de 2013, mudando para 2 de setembro a data de início do segundo semestre nos campi de Curitibanos e Joinville (Processo nº 23080.056319/2012-94). A alteração foi solicitada pelos diretores dos campi e apoiada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A solicitação deve-se à nomeação de novos docentes para os campi. As alterações não terão efeito nos campi de Florianópolis e Araranguá.

No decorrer da discussão, a relatora do processo, conselheira Joana Maria Pedro, justificou o pedido de alteração afirmando que o desenvolvimento curricular dos novos cursos dos campi de Curitibanos e Joinville exige a integração dos professores aprovados no último concurso – muitos dos quais ainda precisam ser nomeados ou tomar posse.

Com o novo calendário, os estudantes dos campi de Curitibanos e Joinville deverão refazer as suas matrículas, exceto calouros da turma 2013/2. Há outras mudanças nas datas de ajustes de matrícula e de finalização do semestre. O calendário especial consolidado será divulgado na próxima semana pela Prograd. Os restaurantes universitários de ambos os campi continuam funcionando normalmente, mesmo no período de férias, para o almoço e o jantar.

O diretor geral do campus de Curitibanos, Julian Borba explicou que sua equipe está entrando em contato os calouros para informar acerca das alterações de calendário. “Os procedimentos de ajustes de matrícula e eventuais mudanças de horários de turmas serão informados no nosso site ou em contato via e-mail. Poderemos informar com mais detalhes a partir da próxima semana”, esclareceu.

Já o diretor geral do campus de Joinville, Luís Fernando Peres Calil, informou que será necessário refazer toda a grade de horários. “Até o dia 16 de agosto esperamos ter essas alterações finalizadas para que as matrículas possam ser refeitas”, explicou.

Durante a explanação do tema, houve questionamentos a respeito da contratação de professores temporários, os quais seriam necessários para complementar os quadros de docentes nos campi. A pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, esclareceu que a portaria que permitiu a contratação de professores temporários teve duração limitada e não seria renovada pelo Ministério da Educação.

“Estamos trabalhando junto com os campi e em força-tarefa com a Secretaria de Gestão de Pessoas para que os professores efetivos aprovados no último concurso possam entrar em exercício. O adiamento do início das aulas, do ponto de vista pedagógico, é mais razoável e propiciará menos prejuízo acadêmico”, complementou. Na avaliação da Prograd, é melhor adiar o início das aulas que iniciá-las precocemente com metade das disciplinas sem professores. “Fica mais sustentado aguardar a chegada desses docentes, integrá-los às atividades e disciplinas e iniciar o semestre a partir de 2 de setembro”, finalizou.

Mais informações:
Campus Curitibanos: (49) 2122-0355 / (48) 3721-2178
Campus Joinville: (47) 3461-4656

 

Mayra Cajueiro Warren
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria
mayra.cajueiro@ufsc.br / imprensa.gr@contato.ufsc.br
(48) 3721-4558