Administração Central amplia debate sobre segurança no campus

10/09/2013 17:08

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina organiza uma série de fóruns consultivos à comunidade acadêmica. O primeiro deles foi realizado no dia 2 de setembro com o tema “Segurança no Campus”. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas entre estudantes, professores, técnicos administrativos e membros da comunidade externa, como moradores do entorno da universidade. A Administração Central decidiu ampliar o debate sobre o assunto e agendou a próxima discussão para o dia 11 de outubro, com a presença de especialistas e de convidados que não participaram da primeira etapa.

A mesa do primeiro fórum foi composta pela reitora Roselane Neckel, pelo diretor do Departamento de Segurança Física e Patrimonial (Deseg) da UFSC, Leandro Luiz de Oliveira, e pelo tenente-coronel do 4º Batalhão de Polícia Militar de Florianópolis, Araújo Gomes. O tema “Orçamento” será discutido em outra data a ser divulgada oportunamente.

O diálogo com a comunidade acadêmica sobre temas importantes foi uma das propostas de campanha da atual gestão. A reitora Roselane Neckel informou que durante os primeiros quinze meses da administração foi necessário diagnosticar a situação real da Universidade antes que os fóruns pudessem ser organizados. “Esperamos, a partir do primeiro fórum, criar esse espaço inédito na UFSC para ouvir a comunidade a respeito de temas importantes para a gestão administrativa e política da Universidade”, ressaltou.

A reitora acrescentou, ainda, que a Administração Central e o Conselho Universitário já realizaram diversas audiências públicas para discutir questões como a realização de festas, moradia estudantil e a nova resolução de bolsa permanência e que, a partir de setembro, essas atividades serão sistematizadas, possibilitando a participação ampliada.

“Dialogar e planejar ciclicamente são metas divulgadas na nossa proposta de trabalho, apresentada durante a campanha. Juntamente com esse propósito, já havíamos delineado a intenção objetiva de agir sempre criteriosamente nas instâncias da instituição por meio de mecanismos democráticos de decisão. Essa foi e sempre será a nossa linha de atuação”, destacou Roselane.

O diretor do Departamento de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Sergio Luis Schlatter Junior, destaca o aspecto de valorização da representação dos estudantes e servidores técnico-administrativos em Educação, que deverá ser incentivado por meio dos fóruns consultivos. “A democracia e a transparência são pilares desta administração. Os fóruns constituem mecanismos importantes para conseguir construir a UFSC que queremos – e da qual precisamos –, com ampla participação da comunidade”, acrescentou.

Os debates acontecerão uma vez por mês durante todo o segundo semestre de 2013.

Calendário dos fóruns:

Fórum II – Segurança no Campus – 11/10 – 18h30, Auditório da Reitoria.
Fórum III – Ingresso e Permanência – 19/11 – 18h30, Auditório da Reitoria.
Fórum IV – UFSC: Lugar de Cultura – 2/12 – 18h30, Auditório da Reitoria.

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br / (48) 3721-4558