Sinter recebe comitiva australiana para tratar sobre intercâmbio e pesquisa

26/09/2013 10:13

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) discute a possibilidade de firmar convênios com universidades australianas para intercâmbio de alunos. O secretário-adjunto da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), André Ramos, o coordenador de Convênios Internacionais, Aguinaldo Pinto, o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy Filho, e o pró-reitor de Pós-Graduação em exercício, Juarez Vieira do Nascimento, reuniram-se com membros do Universities Australia (UA) na última segunda-feira, dia 23. O grupo representa 39 instituições de ensino superior da Austrália. Destas, 37 são públicas e duas são privadas.

A UFSC ainda não possui convênios com a Austrália que permitam o intercâmbio de alunos. Essa possibilidade começou a ser vislumbrada durante a reunião. “Iniciamos tratativas para assinar convênios com essas universidades. As negociações estão mais avançadas com a Macquarie University. Conversamos sobre a possibilidade de cotutela, ou seja, doutorado realizado em conjunto entre a UFSC e outra instituição. Já temos uma aluna do programa de pós-graduação em Bioquímica que estuda na Macquarie e pretendemos ampliar essa parceria”, afirma o secretário-adjunto da Sinter. Membros da Swinburne University of Technology também participaram do encontro.

Reunião entre representantes da UFSC e de universidades da Austrália. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Na ocasião, foram apontadas as áreas de pesquisa estratégicas para a UFSC e para as universidades australianas, que se interessam por inovação, tecnologia e interação com a indústria, em especial nas áreas de Biologia Marinha, Astronomia, Física e Petróleo e Gás. De acordo com André Ramos, todas as áreas elencadas também são de interesse da UFSC.

“Fomos convidados a participar de um workshop em Sidney, na Macquarie University, em janeiro de 2014. Será uma oportunidade de conhecer localmente as universidades. Até lá, pretendemos já ter chegado aos primeiros resultados desse contato”, explica o secretário. Ele avalia a visita como positiva, por ter identificado um interesse genuíno de cooperação entre a UFSC e as universidades da Austrália.

Representantes da Macquarie University propuseram que seja feito um intercâmbio entre servidores da área administrativa da Pesquisa. “O objetivo é que o servidor conheça outras maneiras de realizar as tarefas e possa identificar formas ainda mais eficientes. As universidades australianas têm bastante experiência em administrar a cotutela, e um servidor da UFSC pode adquirir esse conhecimento”, comenta o coordenador Aguinaldo Pinto.

Os representantes do UA acenaram de forma positiva quanto à possibilidade de estabelecer futuros convênios com a isenção de taxas. O grupo visitará universidades de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, com o intuito de promover as instituições australianas e difundir o interesse em colaborar com pesquisas de universidades brasileiras.

Bruna Bertoldi Gonçalves
(48) 3721-9319 / bruna.bertoldi@ufsc.br
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC