Propesq recebe inscrições ao Prêmio Fundação Conrado Wessel 2013

25/10/2013 13:24

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) informa que está recebendo até o dia 7 de novembro indicação de nomes para concorrer ao Prêmio Fundação Conrado Wessel 2013. O prêmio é uma iniciativa anual da Fundação Conrado Wessel destinado a reconhecer personalidade ou entidade no campo da Arte, Ciência, Medicina e Cultura. Para escolher os profissionais, a Fundação solicita a todas as instituições reconhecidas no país que indiquem nomes merecedores dos Prêmios FCW.

A UFSC poderá indicar até dois nomes nas categorias Ciência, Medicina e Cultura.  A indicação é institucional e os documentos necessários deverão ser entregue na Propesq até o dia 7 de novembro de 2013.

Sobre o Prêmio 

O PRÊMIO FCW DE ARTE reverencia o Fundador, industrial e profissional da Fotografia Publicitária. São premiados trabalhos do meio publicitário pela criatividade e técnica envolvidas, e do meio profissional pelos ensaios fotográficos produzidos, segundo julgamento de Comissão Julgadora formada por especialistas e professores universitários de Publicidade e Fotografia de renome nacional e internacional. Os interessados neste Prêmio podem consultar detalhes na página da Fundação.

O PRÊMIO FCW DE CIÊNCIA, o PRÊMIO FCW DE MEDICINA e o PRÊMIO FCW DE CULTURA reconhecem perfis renomados em Ciência, Medicina e Cultura, com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética.

A Comissão Julgadora de Ciência e Cultura é formada por doutores representantes de Instituições do maior porte nacional no campo da Ciência, parceiras da FCW, a saber: ABC, ABL, ANM, CAPES, CNPq, CONFAP, DCTA, FAPESP, MARINHA DO BRASIL E SBPC. Além dos representantes dessas entidades de Fomento, âncoras do Júri, outros integrantes podem ser convidados pela FCW, para compor o júri respectivo, como os vencedores de anos anteriores.

Extrato do Regulamento

Art. 6°- Os candidatos para as diferentes categorias dos Prêmios FCW deverão ser indicados a convite da Fundação Conrado Wessel, por Universidades / Institutos / Academias /Entidades ligadas às áreas de premiação; ou pela Comissão de Busca instituída em 2006 pela Fundação Conrado Wessel.
§ 2º. Em nenhuma hipótese o nome da instituição ou fonte apresentadora será encaminhado à Comissão Julgadora; somente se o indicado for escolhido como vencedor, poderá ser divulgado o nome da instituição que o indicou; o mesmo procedimento será utilizado para os nomes encaminhados pela Comissão de Busca.
§ 3º. A Comissão de Busca preparará o dossiê completo dos nomes indicados, para a análise da Comissão Julgadora.
§ 4º. Não haverá indicações post-mortem.

Art. 7°- Os indicados devem ser personalidades residentes e em atividade profissional no país, de grande projeção no meio científico e cultural, nas áreas de premiação, e/ou ter trazido notável contribuição para a sociedade, por sua obra ou produção.

Art. 8°- Será considerado, como período de atuação para os indicados, o ano da premiação mais o quinquênio anterior. Assim, o Prêmio FCW 2013 compreende os trabalhos realizados no período de 1 de janeiro de 2008 a 10 de novembro de 2013.
Parágrafo Único. O “conjunto da obra” também poderá fundamentar uma indicação para concorrer ao Prêmio FCW, a critério da Comissão Julgadora.

Art. 9°- As indicações de nomes serão feitas por meio de correspondência oficial da entidade respectiva, nos termos do art. 6°, confidencial, registrada, acompanhada de ofício de apresentação no qual se justifiquem os motivos pelos quais o indicado é considerado merecedor do Prêmio FCW, com pormenores e informações conforme o descrito no parágrafo primeiro a seguir.
§ 1° – As informações biobibliográficas poderão ser feitas a critério da Instituição indicante, mas deverão vir acompanhadas de uma síntese em relatório que tenha:
a) identificação do(s) indicado(s) ou autor(es) com dados pessoais de qualificação: RG, CPF, endereço completo, incluídos o CEP, os telefones e possível endereço eletrônico;
b) caracterização informando a natureza, a finalidade, as características principais do(s) trabalho(s), obra(s) realizado(s) pelo indicado;
c) justificativa demonstrando evidências comprováveis e a abrangência social do(s) trabalho(s), obra(s) realizado(s) pelo indicado;
d) outras observações consideradas relevantes pela Instituição indicante.
§ 2° – Adesão do indicado, se premiado, às iniciativas sociais da Fundação Conrado Wessel de incentivo à Ciência e à Cultura, participando eventualmente em eventos ou edições, bem como integrando a galeria dos prêmios no “sítio” da FCW.

Art. 10. Serão consideradas as obras escritas em qualquer idioma, ressalvada a versão em português no caso de obra publicada no exterior.

Mais informações:

Fundação Conrado Wessel – http://www.fcw.org.br/

Pró-Reitoria de Pesquisa – http://propesq.ufsc.br/