Conheça Bernadete Quadro Duarte, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas

12/11/2013 15:12

“Manezinha” de Florianópolis, nascida na Maternidade Carmela Dutra, a Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), acredita que sua vida a levou pelos caminhos certos. Bernadete Quadro Duarte iniciou a carreira trabalhando com construção civil, mas encontrou sua paixão na área de Recursos Humanos. Desde 2004, é servidora da UFSC, onde se formou em Administração e cursou especialização em Gestão de Pessoas.

Bernadete fez curso técnico em Edificações e trabalhou por dez anos em uma empresa de engenharia, onde elaborava projetos estruturais. Chegou o momento em que descobriu que não estava satisfeita com a profissão. “Eu não gostava mais do que eu fazia e comecei a sofrer com isso”, conta. Foi então que a diretora iniciou a graduação em Administração e, por acaso, prestou concurso da UFSC. “Eu não esperava conseguir passar, fiz pensando em treinar para os próximos concursos”, explica.

Bernadete Quadro Duarte, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas
Foto: Gabriela Dequech – AI/ GR

Mesmo assim, a administradora passou no concurso. Também por acaso, foi lotada no setor de Recursos Humanos da Universidade. “Fiquei muito feliz!”, exclama. “Era exatamente a área que eu estava me identificado durante a graduação”.  Bernadete foi lotada no antigo Departamento de Potencialização de Pessoas, onde trabalhou com análise de progressões funcionais.

Depois de certo tempo, foi convidada a trabalhar na Coordenadoria de Pagamento de Pessoal. Admite que, a princípio, não se sentia confortável nessa área. Quando resolveu aceitar o desafio, descobriu mais uma paixão. “Gostei muito de atuar na folha de pagamento, deu muito certo”, afirma. Por isso, a diretora sempre diz que é preciso se permitir conhecer atividades novas, antes de decidir se gosta ou não delas.

Casada há 28 anos, a administradora tem duas filhas, Camila e Mônica. A família gosta de passar os finais de semana na praia. Tentam também fazer viagens, todos juntos. “Mas é difícil conciliar as agendas”, explica a Diretora. A última viagem feita em família foi para o Rio de Janeiro, onde passaram duas semanas conhecendo a cidade. Bernadete também adora ler, mas confessa que, desde que assumiu o Departamento, não tem conseguido se concentrar nos romances.

À frente do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) desde junho do ano passado, ela afirma que todos os dias encontra situações novas, mas que os desafios a deixam satisfeita. “Eu entrei com o sentimento de ajudar a melhorar cada vez mais a Universidade”. A diretora costuma brincar que, em sua vida, as coisas aconteceram “exatamente como não tinha planejado”.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br /Telefone: 3721-4558