Sinter participa do lançamento no Brasil de programa da União Europeia para pesquisa e inovação

18/12/2013 15:58

Representantes da União Europeia promoveram o lançamento no Brasil do Programa Horizonte 2020 (Horizon 2020) para a pesquisa e inovação. O evento foi realizado no dia 17 de dezembro de 2013, na sala II do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, representou a UFSC na solenidade.

O Programa Horizonte 2020 está previsto para durar de 2014 a 2020, tem orçamento previsto de quase 79 bilhões de euros e abrange várias áreas e modalidades de apoio financeiro. Ele sucede o Sétimo Programa-Quadro (FP7), um dos principais instrumentos da União Europeia de co-financiamento de projetos voltados para C&T, que chegou ao fim em 2013.

Na ocasião foram apresentadas também outras duas iniciativas da UE: o EURAXESS, portal de apoio para mobilidade dos pesquisadores europeus e brasileiros, e o projeto B.BICE+, que apoia cooperações em pesquisa e inovação entre Brasil e Europa, também foram apresentados. De acordo com o secretário de Relações Internacionais da UFSC, a delegação da União Europeia manifestou interesse em fazer a apresentação dos programas na Universidade.

Mais informações:

Sinter: http://sinter.ufsc.br/
Programa Horizonte 2020 – http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/
Fonte: Sinter