Campus de Curitibanos: curso de Engenharia Florestal recebe máquina universal de testes

20/12/2013 07:43

Equipamento será instalado em 2014 no Laboratório de Tecnologia da Madeira, do curso de Engenharia Florestal. Foto: Juliano G.N.Wendt

O Campus Curitibanos recebeu nesta quinta-feira, 19 de dezembro, a máquina universal de testes, equipamento que será utilizado em pesquisa e nas disciplinas do Curso de Engenharia Florestal. Adquirida por R$ 181 mil, a máquina destina-se ao estudo sobre as propriedades de resistência e elasticidade de madeiras e derivados. O objetivo é controlar a qualidade desses produtos e identificar o potencial para utilização na construção civil e na indústria de móveis.

A máquina tem 3,20 m de altura, por 1,2 m de comprimento, 80 cm de profundidade e pesa 1,2 tonelada. O equipamento é dirigido por um sistema eletromecânico controlado por computador, com capacidade de suportar até 30 toneladas. Com ele será possível realizar ensaios de propriedades físicas e mecânicas de madeiras nativas e exóticas, além de derivados de madeira, como painéis compensados, MDP, MDF, vigas laminadas coladas entre outros.

O professor do curso de Engenharia Florestal, Juliano Wendt, explica que as dimensões fazem desta a maior máquina universal de testes do Brasil. Entre as instituições que possuem esse tipo de equipamento estão laboratórios de universidades, unidades de pesquisa, institutos federais, escolas técnicas e empresas, para testar materiais como madeira, concreto e ferro, entre outros.

O equipamento será montado em 2014 no Laboratório de Tecnologia da Madeira, que aos poucos está se transformando em uma espécie de serraria, com plaina, serra de fita e destopadeira. Por conter componentes eletrônicos, a máquina universal de testes será instalada em um local protegido.

A empresa fabricante é a Arotec Indústria e Comércio Ltda., de Cotia (SP), que desenvolveu a máquina de acordo com os requisitos estabelecidos por edital da UFSC. Profissionais da empresa irão a Curitibanos fazer a montagem e, posteriormente, ministrar o treinamento às pessoas que irão operá-la: dois professores, dois laboratoristas e uma acadêmica do primeiro ano de Engenharia Florestal. A máquina será utilizada na disciplina Propriedades Físicas e Mecânicas da Madeira e também em projetos conjuntos com o professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, Miguel Guerra.

Mais informações:
Professor Juliano G. N. Wendt – Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.


Laura Tuyama / Jornalista na Agecom / UFSC

Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.