UFSC e prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz firmam convênio para desenvolvimento de projetos

05/03/2014 17:44

Reunião marcou a assinatura do convênio entre a UFSC e a Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz
Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

A reitora Roselane Neckel e o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Vidal, assinaram, na última quarta-feira, 26 de fevereiro, um convênio de pesquisa e extensão e para o desenvolvimento e execução de projetos voltados às áreas da saúde, educação e meio ambiente. O termo prevê a execução de ações educativas e de diagnóstico parasitológico na rede municipal de ensino, além do desenvolvimento de uma proposta de gerenciamento de resíduos sólidos e estudos de inundações, com planejamento de drenagem urbana.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) contribuirá com a participação de professores e alunos do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e das áreas de saúde, ciências biológicas e ciências sociais. Além disso, a Universidade deverá disponibilizar bolsas para os acadêmicos envolvidos. A contribuição da prefeitura de Santo Amaro será o fornecimento de transporte e alimentação, além de uma bolsa de estudos e do apoio financeiro para a compra de materiais de consumo e serviços de terceiros.

A reitora destacou as características sociais e ambientais do convênio e agradeceu aos professores da UFSC pelo esforço para fazer com que o projeto saia do papel. “Temos muitos convênios, mas esta intervenção tem um sentido social muito amplo. São milhões de beneficiados. Agradeço aos professores, por terem se empenhado em buscar recursos”, ressaltou. “Não nos interessa a cor partidária; se os resultados forem bons, estaremos lá como academia, para trazer resultados pelo bem comum. Isso é muito importante para nós: o interesse genuíno em fazer algo para a população. É objetivo da Universidade fazer essa devolução para a comunidade”, complementou a reitora.

O coordenador das atividades do convênio é o pró-reitor de Extensão da UFSC, Edison da Rosa, que destacou que se trata de um projeto inédito, preparado pelo seu idealizador, o professor aposentado da UFSC Ronaldo Antonio Salum, há mais de dez anos. “Agradecemos ao professor Salum pela iniciativa. Desde o ano passado estamos trabalhando para a criação desse termo de convênio. Estamos aqui para dar o apoio necessário e colocar a iniciativa em prática”, completou.

Salum, que é morador de Santo Amaro desde 1978, contou que pela primeira vez desde que concebeu o projeto encontrou administrações na UFSC e na prefeitura municipal dispostos a realizá-lo. “Encontrei duas mentes abertas. Estou feliz que a Universidade vai poder trazer seus princípios para esta comunidade. Me coloco com um fiscal agora deste convênio para que tudo aconteça conforme o planejado”, frisou o professor.

O prefeito Sandro Vidal acredita que os grandes beneficiários serão o município e as gerações futuras de Santo Amaro da Imperatriz. “Nossa cidade possui águas importantíssimas para toda a Grande Florianópolis e para as belezas naturais do nosso estado, com 63% do Parque Serra do Tabuleiro dentro do nosso município. Então, precisamos de um plano de saneamento para preservar nossos mananciais”, explicou. “Com o plano de saneamento finalizado também teremos instrumento para buscar recursos no governo federal para futuros projetos”, salientou o prefeito.

Saneamento

O plano de saneamento básico do município precisa abordar o abastecimento de água, a coleta e tratamento de esgoto, a drenagem urbana e a gestão de resíduos sólidos. Por enquanto, Santo Amaro conta com as duas primeiras análises. A professora Alexandra Rodrigues Finotti, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, esclarece que a responsabilidade da UFSC pelo convênio é subsidiar com estudos o plano de drenagem e gestão de resíduos sólidos. “Nossa parte é fazer o levantamento para subsidiar a confecção do plano municipal. Vamos analisar as áreas inundáveis, riscos de inundações, e levantar indicativos para galerias e bocas de lobo”, acrescenta Finotti.

Educação e Saúde

O convênio prevê o projeto “Saúde e Ações Educativas: Parasitologia e Bioquímica na Escola”, que inclui diagnóstico parasitológico nas escolas municipais, com a realização de exames de fezes em todas as crianças e ações educativas para evitar a contaminação e a propagação de doenças. Além disso, haverá orientação nutricional a respeito da ingestão de biomoléculas alimentares essenciais à saúde.

As professoras Juliet Sugai, do Departamento de Bioquímica, e Lenilza Mattos, do Departamento de Análises Clínicas da UFSC, explicam que um dos objetivos é a prevenção de parasitoses. “Todo o trabalho visa à saúde das crianças e à formação delas como multiplicadores para a família, incentivando a mudança de hábitos para uma melhor qualidade de vida”, detalham as pesquisadoras.

A reunião para a assinatura do convênio aconteceu na prefeitura municipal de Santo Amaro e contou com a presença de secretários e vereadores do município, membros da sociedade civil, professores e membros da Administração Central da UFSC, além do prefeito e da reitora.

Notícias relacionadas
UFSC firma parceria para desenvolver projetos em Santo Amaro da Imperatriz

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.