Conselho Universitário aprova por unanimidade Relatório de Gestão da UFSC

02/04/2014 14:55

O Conselho Universitário (CUn) aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira , 31 de março, o Relatório de Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) referente ao exercício de 2013. O documento foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Controladoria Geral da União (CGU), órgãos responsáveis pelo controle interno do Poder Executivo da União.

O parecer sobre a prestação de contas da Universidade, elaborado pelo conselheiro Valdir Rosa Correia, diretor do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM),  fundamenta-se na análise do Relatório e em auditorias internas. De acordo com o texto, “os resultados da Auditoria Interna e as análises do presente Relatório de Prestação Anual de Contas da UFSC, exaustivamente analisados pela Auditoria Interna e pelo Conselho de Curadores da UFSC, bem como indicações, sugestões e recomendações apontadas em seus Relatos, servem para a Administração da UFSC aprimorar ações futuras a fim de avançar no tocante à transparência administrativa na Instituição objetivo desta Administração”.

Identificação dos Atributos das Unidades cujas Gestões Compõem o Relatório, Governança e Autocontrole da Gestão, Planejamento e Resultados Alcançados, Gestão de Pessoas, Gestão do Patrimônio Mobiliário e Imobiliário, Informações Contábeis e Indicadores de Desempenho são alguns dos aspectos contemplados pelo Relatório, organizado em 15 tópicos.

Após essa deliberação, os conselheiros receberam os estudantes Lígia Miranda e Luiz Medeiros, do curso de  Odontologia, para apresentação de reivindicações. Os estudantes de Odontologia estavam no Hall da reitoria em uma manifestação pacífica.  A reitora Roselane Neckel se comprometeu a viabilizar as ações necessárias para a solução de problemas emergenciais do Curso e promover uma apuração para identificar o porquê de alguns encaminhamentos firmados em 2013 ainda não terem sido cumpridos.

 Moção de Repúdio

A reitora Roselane Neckel fez um informe geral à plenária sobre o fato ocorrido no campus de Florianópolis no dia 25 de março. Conselheiros solicitaram a palavra para manifestar apoio à instituição e repúdio aos atos de violência desencadeados pela ação da Polícia Federal no local conhecido como Bosque do CFH. O diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Paulo Pinheiro, agradeceu as mensagens de solidariedade que tem recebido e convidou a todos para uma reflexão em que sugeriu ser este um momento de união na Universidade, independentemente dos diferentes projetos políticos existentes.

Uma moção de repúdio assinada por mais de 100 professores pesquisadores do CFH, do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC foi lida durante a sessão. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES- SN) também se posicionou por meio de nota apresentada aos membros do CUn.

Confira notas de apoio à UFSC divulgadas por outras entidades aqui.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.