Audiência pública discute propostas para projetos de pesquisa

07/04/2014 07:56

Pela primeira vez em 13 anos do CT-Infra, as propostas para o edital do programa de apoio à infraestrutura de pesquisa das universidades – da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – elaboradas pelos pesquisadores da UFSC serão apresentadas e discutidas em audiência pública. Inicialmente marcada para o dia 28 de março, a apresentação das propostas foi reagendada para a próxima sexta-feira, 11 de abril, às 13h30, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria.

Após uma exposição de dez minutos, cada proposta será discutida, e serão ouvidas sugestões, manifestações de interesse e comentários dos proponentes e dos participantes da comunidade. A proposta da UFSC que será enviada à Finep pode ter o valor máximo de R$ 20 milhões. “A realização da audiência pública representa a materialização do compromisso de democratizar a discussão dos projetos de infraestrutrura”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy.

Até o ano passado, as sugestões de propostas eram elaboradas pelas unidades e discutidas internamente pelo Comitê CT-Infra/UFSC, que definia os projetos considerados prioritários enviados à Finep. “A partir de agora estamos começando a estender os debates aos demais membros da comunidade, com dois objetivos: identificar o grau de capilaridade das propostas e possibilitar o engajamento de mais pesquisadores. Esses projetos têm vocação multiusuário e natureza multidisciplinar – quanto mais transversais, melhor”, explica o professor Elias Machado, diretor do Departamento de Projetos e presidente do Comitê CT-Infra/UFSC, cujos membros agora poderão melhorar o nível da avaliação antes de decidir os aprovados.

As propostas e os projetos

Neste ano, o Comitê recebeu dez propostas, envolvendo nove unidades e três dos quatro campi (Araranguá, Curitibanos e Joinville). Entre elas estão a modernização dos equipamentos do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica e a criação de dois  laboratórios centrais: um de Computação de Alto Rendimento e outro de Oceanografia; além disso, estão incluídos projetos vinculados às ciências sociais aplicadas, como Economia, Direito, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Cultura,  Física e Biologia.

Desde o começo da atual gestão, a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) tem tomado medidas para institucionalizar e descentralizar a elaboração e a execução dos projetos de infraestrutura de pesquisa, com destaque para a criação da Coordenadoria de Projetos Institucionais, na estrutura do Departamento de Projetos, e para o Comitê CT-Infra/UFSC – atualmente, a Coordenadoria tem uma equipe de dois administradores. O Comitê CT-Infra se reúne ao menos uma vez por mês para acompanhar os projetos em execução,  avaliar as propostas submetidas e identificar novos planos estratégicos para a instituição. O calendário aprovado para 2014 prevê que, no segundo semestre, três workshops temáticos para prospecção de projetos estratégicos sejam realizados. Até 15 de dezembro, a UFSC espera definir as propostas que serão incluídas no projeto institucional para 2015.

Relação completa de propostas:

  • Laboratório Central de Supercomputação – LABSUPER;
  • Plataforma de Espectroscopia Biomolecular – SPECTRA;
  • Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Saúde – CEPETEIN-SAÚDE;
  • CAMPI: equipamentos para o Centro Multiusuário de Pesquisas Ambientais e Agroveterinárias – CPAAV;
  • implantação de infraestrutura no Centro de Pesquisas e Pós-graduação (CPPG), no campus da UFSC em Araranguá – IICPPG;
  • modernização do Laboratório Central de Microscopia Eletrônica – MLCME;
  • Laboratório de Pesquisas em Testes Multifísicos – LPTM;
  • Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Sistemas Ciberfísicos – NPDISC;
  • consolidação de infraestrutura na UFSC para a área de pesquisa em Oceanografia e Tecnologias para Monitoramento dos Oceanos (Laboratório Central de Oceanografia) – OTEC-LCO;
  • Centro Integrado de Pesquisa e Estudos do Meio Ambiente – Cipema.

Confira as regras para a audiência pública de apresentação de projetos CT-Infra aqui.

Mais informações:

Professor Elias Machado: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / (48) 3721.9437.

Adm.: Gustavo Camelo: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. / (48) 3721.4180.

Claudio Borelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC / Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.