Conheça os novos diretores do campus da UFSC em Joinville

09/05/2014 15:42

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville elegeu, no dia 28 de abril, seus novos diretores Acadêmico e Geral. Os docentes Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, nova diretora-geral, e Maurício de Campos Porath, novo diretor acadêmico, tomaram posse no dia 6 de maio, durante sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn).

A consulta informal para indicação dos novos diretores de Joinville contou com o voto paritário de 562 alunos, 60 professores e 24 técnicos-administrativos em Educação. Conforme a ata do processo eleitoral, a chapa dos novos diretores venceu com 43,11% dos votos. Essa foi a primeira vez que um campus da UFSC fora de Florianópolis elegeu seus dirigentes. A diretoria administrativa é nomeada por meio de indicação da direção-geral.

 

Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto

Graduada em Biologia, com mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental – todos pela UFSC –, a nova diretora leciona disciplinas ligadas à avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental. Antes de assumir a Diretoria-Geral, Cátia respondia pela coordenação do Programa de Pós Graduação em Perícias Criminais Ambientais – curso de mestrado profissional voltado aos órgãos públicos que atuam na área ambiental.

“Temos grandes desafios em Joinville, principalmente a questão de infraestrutura, a falta de servidores técnicos-administrativos e a preparação para receber o reconhecimento dos nossos cursos pelo MEC”, salienta Cátia.

 

 

 

 

Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Maurício de Campos Porath

Engenheiro Mecânico formado pela UFSC, Maurício viveu na Alemanha por seis anos, onde concluiu seu mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia Mecânica. O novo diretor Acadêmico tem experiência profissional no setor industrial e leciona metrologia e estatística, no ciclo básico dos cursos de engenharia.

“Acho importante haver uma interação entre os meios industrial e acadêmico, para assimilar as necessidades do mercado aos nossos cursos”, destaca Maurício. O novo diretor acredita que um dos grandes desafios a enfrentar na gestão acadêmica é a manutenção do corpo docente. “Temos uma equipe altamente qualificada e precisamos criar mecanismos de motivação dos nossos docentes. Isso passa pela questão da falta de estrutura, também”, aponta o diretor.

 

 

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.