NDI comemora 34 anos com festa e música

12/05/2014 17:26

Vice-reitora da UFSC, Lucia Helena Martins Pachecho e o ex-reitor Ernani Bayer assistem à apresentação da Orquestra de Câmara do Instituto Mathilde Bayer, durante as comemorações dos 34 anos de atividades do NDI. (Foto: Wagner Behr/Agecom)

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou seus 34 anos de atividade, na quinta-feira, dia 8 de maio. A ocasião – que contou com a presença da vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco, do ex-reitor da UFSC, Ernani Bayer, e de ex-diretores e professores – foi celebrada com uma festa para os pais e os alunos (com até 6 anos de idade), que incluiu música, arte e bolo de aniversário.

O Núcleo promoveu duas confraternizações, uma de manhã e outra à tarde. No período da manhã, os alunos assistiram à apresentação da Orquestra de Câmara de Tijucas, do Instituto Mathilde Bayer. A festa estava completa com bolo de aniversário, doado por pais de alunos, e com a inauguração de um mural na quadra de esportes da escola, para quem quisesse desenhar e escrever mensagens.

À tarde, o músico Fernando Sulzbacher, violinista da banda Dazaranha e pai de um aluno do NDI, tocou várias canções clássicas e infantis. A música despertou o interesse dos alunos, que, por alguns minutos, fixaram o olhar no instrumento, em silêncio, e logo incorporaram o som às brincadeiras, cantando, dançando e batendo palmas.

“É uma maravilha ver a criançada participando e prestando atenção. Para eles, a música é uma grande brincadeira. Quem sabe, estar aqui hoje seja um incentivo para que alguns deles no futuro resolvam ser músicos também”, explica Sulzbacher, que ainda contou ter começado a tocar aos oito anos de idade, e que seu filho, Bernardo, de dois anos e meio, participa ativamente de seus ensaios.

“Neste ano trouxemos de presente para o NDI a música, que não é só a infantil, mas a clássica também. As crianças têm direito ao que há de melhor, no campo do conhecimento e na área cultural,” ressalta a diretora do NDI, Marilene Dandolini Raupp.

Agregar arte e música à aprendizagem infantil é uma das principais características do Núcleo. A diretora salienta a função social da escola, que, a partir deste ano, tournou-se 100% aberta à população, com seleção por meio de sorteio e lista de espera. “Os 34 anos de NDI revelam uma história muito bonita de fortalecimento das funções do NDI dentro da Universidade. O foco na formação dos professores segue mais forte, com inovação pedagógica da qual a cada ano percebemos um crescimento”, aponta a diretora.

Qualidade e capacitação

Mães e pais de alunos expressaram satisfação em fazer parte do Núcleo. Andréa Isensee Lopes, que é bolsista do curso de Pedagogia da UFSC e trabalha no NDI como parte de sua formação, é mãe de dois filhos que estudam na escola: Marina, de cinco anos e João, de dois. Segundo ela, ter os filhos estudando no Núcleo é uma tranquilidade a mais. “Fico aliviada em saber que meus filhos estão em uma escola de qualidade, pública, com profissionais muito bem qualificados”, elogia.

Sabrina Schultz, mãe do aluno Estevão, de cinco anos, também aplaude a qualidade do ensino no NDI. “Meu filho fez o berçário aqui, depois saiu e está há dois anos novamente no NDI. Ele já estudou em creches particulares, mas aqui, toda esta estrutura e a qualificação dos professores fazem uma grande diferença no comportamento das crianças. Eu comparo com o Estevão, que quando estudou na creche particular não teve o desenvolvimento e o carinho pela escola que ele tem aqui pelo NDI”, salienta Schultz, que é aluna de mestrado em Sociologia Política na UFSC.

Eloisa Helena Teixeira Fortkamp, que leciona no NDI desde 1985, destaca como diferencial do Núcleo a aprendizagem que estimula a criatividade – o caráter lúdico do ensino. “É um espaço onde as crianças aprendem brincando, é um grande diferencial. Aqui as crianças ampliam o seu conhecimento por meio de música, parlendas, histórias, enfim, um processo todo lúdico. A maioria das crianças, cerca de 85%, sai daqui alfabetizada, porque elas passam por todo um processo de reconhecimento das letras, lentamente”, destaca.

A professora ressalta que a capacitação dos educadores também é uma das melhores qualidades do NDI: desde que ingressou no Núcleo, Fortkamp, concluiu uma especialização em Alfabetização, um mestrado em Educação e agora finaliza seu doutorado em Psicologia. “É uma instituição que incentiva a formação do professor em prol do coletivo, das crianças. Eu adoro a sala de aula e o trabalho com os alunos, e acho que temos sempre que buscar mais subsídios para esse trabalho – sou apaixonada por esta instituição”, conclui.

Confira as fotos das comemorações dos 34 anos do NDI.

 

Mais informações:
Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – (48) 3721-9432 / 2787

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
mayra.cajueiro@ufsc.br

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Fotos: Henrique Almeida e Wagner Behr / Agecom / UFSC