CUn aprova novas resoluções sobre pesquisa e ensino

21/05/2014 14:05

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniu em sessão extraordinária nesta terça-feira, 20, no Laboratório de Ensino a Distância (LED), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da instituição. Os conselheiros deliberaram sobre o Programa de Monitoria da Universidade e sobre propostas normativas para o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) e para o Comitê Permanente do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA) da UFSC.

Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, a proposta de alteração de artigo da resolução que regulamenta o Programa de Monitoria da UFSC. Com a nova redação, os estudantes passam a ter a possibilidade de acumular a bolsa de monitoria com outras destinadas à permanência estudantil, a exemplo da Bolsa Permanência do Ministério da Educação (MEC). O processo foi requerido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com relatoria do conselheiro Vitório Bruno Mazzola.

Nesta mesma manhã, também foi aprovada a proposta de resolução normativa que dispõe sobre normas que regulamentam os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) e a concessão de bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O processo foi encaminhado ao CUn pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e teve o conselheiro Roberto Caldas de Andrade Pinto como relator. O conselheiro explica, em seu parecer, que a Resolução, inédita na UFSC, preenche a lacuna existente na forma de como a UFSC lida com as bolsas de Iniciação Científica, tanto as fomentadas por agências como o CNPq, quanto às de contrapartida institucional. “Esta Resolução dará maior segurança jurídica e ordenação administrativa à Iniciação Científica na UFSC”, escreve.

Outro processo requerido pela PROPESQ – a proposta de Resolução Normativa que dispõe sobre a definição, a estrutura e o funcionamento do Comitê Permanente do CT-INFRA na Universidade –, de relatoria da conselheira Sônia Gonçalves, também foi aprovado por unanimidade pelo CUn. Segundo o memorando da PROPESQ analisado pelo Conselho, a Resolução visa regulamentar a maneira com a qual a Universidade lida com uma importante fonte de recursos financeiros para a aquisição de equipamentos e estruturas multiusuárias de valor elevado. Segundo o pró-reitor da PROPESQ, Jamil Assreuy, autor do memorando, “a Resolução dará maior segurança jurídica e ordenação administrativa a esta importante atividade que são os projetos apresentados aos editais FINEP/CT-INFRA”.

A plenária discutiu, ainda, o processo produzido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) referente à resolução normativa para promoção dos integrantes do Magistério Superior da UFSC à classe E – titular. O tema será votado, em regime de urgência, na próxima reunião do órgão deliberativo agendada para o dia 27 de maio.

Impedimento

A Sala dos Conselhos, local onde acontecem as reuniões do CUn, não foi utilizada nesta terça-feira, 20, devido ao bloqueio ao acesso promovido  pelos TAEs em greve, no início da manhã.

A reitora Roselane Neckel informou aos presentes sobre o ato realizado no Hall da Reitoria na última quinta-feira, 15, por servidores em greve e também apresentou os últimos encaminhamentos debatidos em conjunto com o Comando-Local de Greve dos TAEs em reunião na segunda-feira, 19.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.