Alunos da UFSC podem realizar o TOEFL ITP gratuitamente até o dia 15 de junho

22/05/2014 13:59

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Instituições de Ensino Superior (IES), oferece, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o teste TOEFL ITP gratuitamente para estudantes do ensino superior. As provas já estão sendo realizadas na UFSC, principalmente aos sábados e domingos, e acontecerão até o dia 15 de junho. As inscrições devem ser feitas pelo site http://isfaluno.mec.gov.br/ com até três dias de antecedência à data em que se deseja realizar o teste.

O TOEFL ITP não aprova ou reprova alunos, apenas pontua e classifica o aluno em seu nível de proficiência linguística dentro de um parâmetro internacional. Somente o aluno terá acesso ao resultado e, caso tenha uma boa pontuação, poderá utilizar o escore para ingresso em programas de intercâmbio. Se a pontuação não for a esperada, o estudante poderá se preparar e refazer o teste.

A coordenadora do programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na UFSC, professora Adriana Kuerten Dallagnello, ressalta que a participação dos alunos é fundamental para que a Universidade faça parte do diagnóstico que está sendo realizado pelo Ministério da Educação. “Queremos ver nossa Universidade, em todas as áreas do conhecimento, representada nessas ações. Para tanto, precisamos da participação dos alunos nesse processo”, explica.

Para mais informações, os alunos devem se dirigir à Secretaria do IsF (localizada no térreo da Reitoria, no Campus João David Ferreira Lima, Trindade, Florianópolis) ou acessar os siteshttp://inglessemfronteiras.paginas.ufsc.br/ e http://isf.mec.gov.br/.

O diagnóstico

A intenção do MEC, por meio da CAPES e da Secretaria de Educação Superior (SESU), é realizar um diagnóstico da capacidade de proficiência em língua inglesa do corpo discente das universidades federais. Esse diagnóstico servirá de subsídio para as ações de promoção voltadas à internacionalização das universidades brasileiras e será fundamental para a tomada de decisões quanto aos investimentos em programas e editais que possam dar continuidade aos programas de intercâmbio já existentes, bem como para o dimensionamento de outros programas para as diferentes áreas do conhecimento.

O MEC alerta que a aplicação do teste é gratuita, mas o não comparecimento do aluno para realizar o teste gera gastos de recursos públicos da educação.

 

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Diretoria-Geral de Comunicação
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.