Administração Central e tradutores intérpretes de Libras unem esforços para buscar reconhecimento em Brasília

03/06/2014 09:49

As reitoras Roselane Neckel e Lucia Helena Martins Pacheco e o pró-reitor de Graduação, Julian Borba, reuniram-se com tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e docentes do curso de Letras LIBRAS da UFSC para tratar da pauta dos TAEs que estão em greve e das necessidades do curso. Entre os assuntos debatidos, está o reconhecimento da carreira de tradutor intérprete em LIBRAS, que consta atualmente no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) como cargo de nível médio.

Houve consenso entre a Administração Central e a categoria quanto à necessidade de mudanças, em especial o reconhecimento da carreira como de nível superior. As partes também concordaram em realizar um trabalho conjunto para buscar a alteração na legislação e nos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os próximos encaminhamentos serão a elaboração de um termo de referência a ser entregue para o MEC e a Secretaria de Educação Superior (SESU), com argumentação técnica, e o agendamento de uma reunião conjunta, envolvendo a Reitoria, os tradutores intérpretes da UFSC e docentes de Letras LIBRAS.