Programa de Pós-Graduação em TICs inicia atividades em Araranguá

12/06/2014 09:37

A reitora Roselane Neckel, o chefe de Gabinete Carlos Antonio Oliveira Vieira e o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Juarez Vieira do Nascimento, participaram da aula

Reitora Roselane Neckel participou da aula inaugural do programa de pós-graduação em TICs no campus UFSC em Araranguá. (Foto: Divulgação)

inaugural do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) no campus de Araranguá na última segunda-feira (9). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o curso de mestrado no final de 2013. Doze alunos integram a primeira turma.

O coordenador do Programa, Roderval Marcelino, informa que a proposta foi aprovada pela CAPES na primeira tentativa e o primeiro processo seletivo foi muito concorrido. A primeira seleção, que é anual, contou com 103 candidatos para as 12 vagas. “O programa representa muito para o campus. Contribuirá diretamente para a fixação dos atuais professores e para a motivação da vinda de novos professores. Para a região, significa a oportunidade para muitas pessoas realizarem um mestrado público, gratuito e de qualidade sem precisar se deslocar para as capitais”, afirma.

Marcelino ressalta que o curso de mestrado na área é o primeiro gratuito da região Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul. O PPGTIC possui as linhas de pesquisa “Tecnologia, Gestão e Inovação”, “Tecnologia Educacional” e “Tecnologia Computacional”. Outras informações sobre o programa estão disponíveis em http://ppgtic.ufsc.br/.

Novos programas

Além do PPGTIC em Araranguá, outros cinco programas foram aprovados pela CAPES para iniciar suas atividades nos campi da UFSC em 2014. Em Florianópolis, estão sendo iniciados o Mestrado Profissionalizante em História (ProfHistória), o Mestrado em Oceanografia, o Doutorado em Jornalismo – o primeiro da América Latina – e o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Infraestrutura de Transportes e Gestão Territorial. Em Joinville, foi aprovado o Mestrado em Engenharia e Ciências Mecânicas.

O pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Juarez Vieira do Nascimento, salienta que já se iniciaram os trabalhos de elaboração de novas propostas de abertura de programas de pós-graduação junto à CAPES. Nascimento aponta que esse é um processo chave para conseguir a aprovação, e na UFSC ele é feito de forma muito organizada e criteriosa. “As propostas que chegam até nós e que não atendem aos critérios de estrutura curricular, regimento do curso, credenciamento do corpo docente, entre outros, nem seguem adiante. Trabalhamos para fazer melhor e, após estar bem redondo, encaminhamos para a CAPES”, ressalta.

Entre os critérios utilizados, estão a demanda regional pela formação, a capacidade instalada da Universidade – docentes em atividade de pesquisa e orientação de alunos – e a disponibilidade de espaço físico adequado. “A abertura de novos programas se reflete na melhoria da qualidade da pesquisa tanto na pós como na graduação”, destaca Nascimento.

Os programas de pós-graduação na UFSC foram avaliados em 2013 pela CAPES em níveis de excelência internacional. “O sucesso da pós-graduação na UFSC vem do trabalho e do comprometimento dos docentes, discentes e técnicos para galgar patamares cada vez mais elevados de qualidade. É um conjunto de fatores externos e internos que contribuem nesse processo, para que ele amadureça e seja cada vez mais transparente”, elogia.

Mayra Cajueiro Warren e Bruna Bertoldi Gonçalves

Jornalistas / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: CAPESpós-graduaçãoPPGTICprogramasUFSC