Grupo interdisciplinar desenvolve pesquisa sobre uso de copos descartáveis na UFSC

23/06/2014 11:28

O Grupo de Pesquisa e Extensão para Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC, composto por técnicos, docentes e estudantes da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS), desenvolve uma consulta com o intuito de minimizar a utilização de copos descartáveis no campus de Florianópolis. A pesquisa é direcionada aos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Universidade, os quais poderão participar do estudo por meio de um questionário, que também foi enviado por e-mail a esses grupos.

A pesquisa segue até a próxima semana e busca reduzir a produção de resíduos e os gastos com compras na Universidade. Em algumas questões, o uso de garrafas e canecas reutilizáveis é apresentado como alternativa. A aquisição de produtos que causem menor impacto ambiental – da produção ao descarte – e a avaliação sobre a aceitação e funcionalidade dos novos produtos a serem adquiridos também são preocupações que norteiam o estudo.

Gestão e sustentabilidade

O Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFSC institui ações a serem desenvolvidas em consonância com as orientações de sustentabilidade do governo federal. Um dos eixos de trabalho do PLS são as compras sustentáveis, que vêm sendo trabalhadas no Projeto Institucional Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC, o qual contempla critérios para a contratação de empresas ambientalmente e socialmente responsáveis.

O professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e coordenador do projeto institucional, Fernando Soares Pinto Sant’Anna, informa que o grupo interdisciplinar foi criado em 2013 para trabalhar a inclusão de requisitos socioambientais nas compras da UFSC. “Já existe um marco legal muito consistente sobre a necessidade de os órgãos públicos federais realizarem essas compras sustentáveis. É uma política de governo”, explica.

A substituição de copos plásticos por recipientes que não impactem tanto o meio ambiente é apontada por Fernando Sant’Anna como um benefício. “Os copos plásticos ocupam um volume grande. Se você desempacotar 50 copos e colocá-los de forma aleatória dentro de um saco plástico, vai ocupar um volume de uns 50 a 100 litros. Eles não são feitos, hoje, de material biodegradável. É difícil reutilizar isso, e os copos acabam parando em aterros sanitários. A pesquisa também vai dar uma ideia à Administração de quantos copos devem ser comprados, sem desperdício”, conclui.

Outras informações podem ser obtidas no site http://comprassustentaveis.ufsc.br/.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves

Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação

imprensa.gr@contato.ufsc.br