Programa para reestruturação de hospitais universitários entrega aparelhos para vídeo-cirurgias ao HU

25/06/2014 14:26

Hospital Universitário recebeu cerca de 350 novos instrumentos para vídeo-cirurgias
Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) recebeu nesta terça-feira, 24 de junho, cerca de 350 novos instrumentos para realização de vídeo-cirurgias, como endoscópios, cânulas e pinças no valor total de R$ 1,487 milhão, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), que, a partir de uma compra padrão, distribuiu o mesmo tipo de material para hospitais universitários em todo o país. O objetivo é possibilitar que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a essa tecnologia, além de formar especialistas em diferentes áreas.

Entre as especialidades cirúrgicas contempladas estão a artroscopia (articulações), laparoscopia (abdômen), histeroscopia (útero), urologia (trato urinário de homens e mulheres e sistema reprodutor masculino) e tórax.

O médico cirurgião do HU, Gilberto Kremer, explica que as vídeo-cirurgias são procedimentos minimamente invasivos, com indicações específicas, realizadas com pequenas incisões – uma é utilizada para a introdução da câmera; outras, para o trabalho cirúrgico, acompanhado pelo monitor. O resultado é uma cirurgia menos agressiva, com menor risco de complicações e maior possibilidade de recuperação mais rápida.

De acordo com Edileusa Berns, do Núcleo de Engenharia Clínica do HU, os novos aparelhos vão complementar as áreas de vídeo-cirurgias já existentes no hospital e possibilitar procedimentos em novas especialidades, como a torácica e a ortopédica. Para a diretora de Medicina, Heda Schmitd, isso deve aumentar o número de cirurgias e agilizá-las, além de evitar o cancelamento de procedimentos por falta de material. A vice-diretora do HU, Maria Rovaris, conta que os profissionais que utilizarão os novos instrumentos passarão por treinamento durante esta semana; a partir da próxima, os materiais serão esterilizados e disponibilizados para o centro cirúrgico.

O hospital aguarda ainda a finalização do processo licitatório de cinco torres de vídeo de alta definição, que completarão a reequipagem da área de cirurgia e endoscopia vídeoassistidas.

Agecom/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli/Revisor de Textos