Estudantes preparam-se para intercâmbio vinculado à Comissão Europeia

26/06/2014 11:38

A última reunião entre os bolsistas selecionados para a segunda chamada do Programa Erasmus Mundus LINDO – Latin America International Network for Development of Opportunities(Organização Latino-Americana para o Desenvolvimento de Oportunidades) –  e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC foi realizada na terça-feira, 24 de junho, no prédio II da Reitoria. Arthur Moreira e Afonso Londero, mestrandos em Economia e em Engenharia Química respectivamente, receberam as últimas orientações antes da viagem, que ocorrerá em agosto. Outras duas estudantes foram selecionadas, mas não puderam comparecer à reunião.

O coordenador institucional do programa, professor André Ramos, e a coordenadora de intercâmbio dos alunos da UFSC, Giovana Redel, discutiram com os bolsistas a organização das disciplinas que serão cursadas por eles. Após organizadas no Learning Agreement (um tipo de plano de ensino), com o auxílio do coordenador de curso de cada estudante, as disciplinas – todas devem ser validadas na UFSC – deverão ser enviadas às universidades europeias.

Os bolsistas foram aprovados em uma segunda chamada, pois houve vagas não preenchidas na primeira seleção, que ocorreu no final de 2012 e enviou um estudante de graduação e dois doutorandos à Europa. Em 2014, a UFSC recebeu quatro bolsas, três para o mestrado sanduíche – parte dele realizada no exterior; o restante, no Brasil – e uma de graduação. Não houve selecionados para doutorado sanduíche e pós-doutorado devido à ausência de candidatos.

A seleção realizada em 2014 diferenciou-se da anterior por direcionar, pela primeira vez no Brasil, vagas a candidatos autodeclarados negros. Essa mudança foi fruto de uma proposta da UFSC – que recebeu o apoio dos demais sócios brasileiros, as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) – apresentada aos coordenadores do Programa Erasmus Mundus; em outros países, ações afirmativas para indígenas já eram realizadas.

Os três mestrandos completarão dez meses de seus cursos em universidades europeias, enquanto a estudante de graduação passará seis meses no Velho Continente. Durante esse período, todos receberão uma bolsa no valor de 1000 euros e estarão cobertos por um plano de saúde – inclusive as passagens aéreas serão pagas pelo programa, que também ajudou a disponibilização dos vistos de viagem.

O Projeto Erasmus Mundus LINDO é resultado de uma parceria entre vinte universidades – sete europeias e treze latino-americanas –, e seu objetivo é promover a cooperação na educação superior entre a União Europeia e os países americanos envolvidos (Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador e Paraguai). O projeto pertence ao Programa Erasmus Mundus, da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), da União Europeia.

O programa disponibilizará as inscrições para uma terceira chamada a partir de julho, pois ainda há vagas no doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos