Pesquisa sobre a melhoria da qualidade da uva garante prêmio a estudante da UFSC em Curitibanos

18/07/2014 15:55

Wilson TaybarQuando criança, Wilson Taybar Assumpção gostava de plantar e mexer na horta da avó. Hoje, ele é estudante do curso de Agronomia da UFSC no campus de Curitibanos e foi um dos seis premiados como destaque de iniciação científica 2013 da instituição.“Cresci em uma família humilde, de baixa renda, e sempre estudei em escola pública. Quando terminei o ensino médio, parei de estudar para trabalhar e só voltei para a sala de aula aos 40 anos, quando prestei o vestibular para Agronomia, em 2011” diz.

O aluno foi premiado com a pesquisa “Nível de resistência ao míldio da videira conferido pelos locos Rpv1 e Rpv3” que tem como objetivo desenvolver espécies de videira que sejam resistentes a doenças e ao mesmo tempo apresentem alta qualidade na produção de vinhos finos. O graduando não esperava o ganhar o prêmio. “Foi uma surpresa, até porque, na exposição do banner, havia outras tantas pesquisas interessantes. Nosso campus é novo, e o fato de eu ter sido um dos seis selecionados só incentiva e aumenta a vontade de me envolver cada vez mais com a iniciação científica e com pesquisas”, afirma.

O orientador do estudante, professor Leocir José Welter, afirma que Wilson foi essencial para o desenvolvimento da pesquisa. “No Campus Curitibanos ainda não temos curso de pós-graduação aprovado. Por conta disso, é de extrema importância ter vinculados aos projetos de pesquisa estudantes de graduação que, desde cedo, são capazes de assumir responsabilidades e executar atividades dentro de metodologias científicas. Wilson sempre demonstrou esse perfil, além de ter senso crítico apurado e bastante iniciativa”, elogia.

Em 2008, o aluno começou a trabalhar com paisagismo. “Fiz um curso de organização e desenvolvimento de jardins. Depois de algum tempo, decidi prestar o vestibular na UFSC para Agronomia, com a intenção de melhorar meu desempenho nas atividades de paisagismo. Com o passar do tempo, percebi que a Agronomia era algo que poderia ser melhor do que fazer, organizar e realizar manutenção de jardins”, conta. Devido à iniciação científica, o estudante já faz planos para o futuro. “Penso em fazer pós-graduação e, quem sabe, me tornar um pesquisador ou professor”, conclui.

Saiba mais sobre a pesquisa premiada
Nível de resistência ao míldio da videira conferido pelos locos Rpv1 e Rpv3”

A pesquisa desenvolvida por Wilson Taybar Assumpção, estudante de Agronomia do Campus Curitibanos, sob orientação de Leocir José Welter, tem como principal objetivo desenvolver novas variedades de videira mais resistentes às principais doenças que atacam este tipo de planta. O míldio é uma das patologias dominantes que afetam a planta na Região Sul do Brasil. O fungo da doença, o Plasmopara viticola, formamanchas de coloração esbranquiçada que necrosam e deixam a parte afetada seca e quebradiça. Apenas 20% da área de cultivo de videiras no Brasil é destinado ao cultivo de variedades europeias, que são utilizadas para a produção de vinhos finos. Este percentual se deve à vulnerabilidade deste tipo de planta. “As variedades viníferas são sensíveis a uma série de doenças causadas por fungos, requerendo aplicação massiva de fungicidas para o seu controle. Por isso, é de extrema importância desenvolver novas variedades de videira que combinem resistência duradoura a doenças, adaptação ao clima e alta qualidade de vinho”, explica o estudante.

A pesquisa premiada realizou testes cruzando plantas que são da primeira população de videiras do Campus Curitibanos. “A médio e longo prazo, objetiva-se desenvolver novas variedades que combinem alta qualidade de vinho com resistência duradoura ao míldio”, afirma Assumpção. Com a utilização de vegetais resistentes é possível diminuir os custos de produção, reduzindo o uso de fungicidas, o que beneficia o meio ambiente e a saúde humana.