Encontro de reitores aborda internacionalização das universidades

01/08/2014 18:07
Plenária do III Encontro Internacional de Reitores Universia. (Foto: Divulgação)

Plenária do III Encontro Internacional de Reitores Universia. (Foto: Divulgação)

O III Encontro Internacional de Reitores Universia, que reuniu mais de 1100 reitores de universidades de 34 países, principalmente países ibero-americanos, promoveu debates acerca da relevância da internacionalização, responsabilidade social e ambiental e qualidade do ensino, entre outros temas. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi representada pela reitora Roselane Neckel, acompanhada do secretário de Relações Internacionais (SINTER), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho. O encontro aconteceu nos dias 28 e 29 de julho, no Rio de Janeiro.

As temáticas do estudante do novo milênio, mais conectado, e de como a universidade deve adaptar-se às novas tecnologias também foram abordadas. “As redes sociais e a internet são elementos importantes na contemporaneidade, tanto na formação política quanto no processo de educação das pessoas. No entanto, é muito importante refletir sobre as relações entre o imediatismo, a agilidade do conhecimento da internet e a cultura de massa”, ponderou a reitora Roselane Neckel. “Os estudantes universitários brasileiros são atualmente reconhecidos e recebidos em qualquer parte do mundo por sua capacidade intelectual e principalmente pela criatividade. São características desenvolvidas nessas mesmas universidades, nas quais se busca introduzir sistemas de ensino criados em países com realidades sociais e políticas diferentes do Brasil”, refletiu Roselane.

“Todos os reitores presentes destacaram a importância da internacionalização das Universidades, e que essa deve perpassar toda a instituição, de modo a formar cidadãos e cidadãs com experiência internacional, aumentando o conhecimento mútuo entre os povos”, destacou o secretário da Sinter, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho.

O evento contou com 10 sessões de trabalho. Na sessão plenária, principal mesa do encontro, sobre “Os desafios da universidade no século XXI”, estiveram presentes dirigentes de instituições como a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Yale, a Universidade de Oxford, a Universidade de Cingapura, e a Universidade de Heidelberg.

Reitora Roselane Neckel e o reitor Eduardo González Mazo, da Universidade de Cádiz, firmam convênio. (Foto: Sinter)

Reitora Roselane Neckel e o reitor Eduardo González Mazo, da Universidade de Cádiz, firmam convênio. (Foto: Sinter)

UFSC firma acordo com universidade espanhola

Durante o evento, a UFSC foi procurada por diversas universidades para formar parcerias de cooperação internacional e assinou um convênio com a Universidade de Cádiz, na Espanha. A reitora Roselane Neckel e o reitor Eduardo González Mazo firmaram o convênio cujo termo aditivo prioriza estudos do mar. A instituição espanhola conta com um campus de Excelência do Mar (CEIMAR), e tem interesse em colaborar com o curso de Oceanografia da UFSC.

Além disso, a Universidade Católica de Valência, também na Espanha, manifestou-se interessada em estreitar colaborações na área de Oceanografia, Aquicultura e Medicina, assim como a Universidade de Guadalajara, no México, e a Universidade Nacional de Santiago del Estero, na Argentina, que busca estabelecer cooperações com a UFSC na área de produção de leite com a agricultura familiar.

O reitor Juan Bosco Bernal, da Universidade Especializada de las Américas (UDELAS), do Panamá, uma das oito universidades públicas do país, procurou a reitora Roselane Neckel para solicitar a colaboração entre as instituições. A visita de uma equipe da universidade à UFSC já ficou acertada para acontecer no segundo semestre deste ano, com foco principal em conhecer a gestão da UFSC nas áreas administrativa, financeira e acadêmica.

 

Saiba Mais
Site do evento
Questões-chave definidas no evento