Conheça Edite Krawulski, a presidente da COPERVE

29/08/2014 10:57
Nova presidente da Coperve - Foto Henrique Almeida

Edite Krawulski, nova presidente da Coperve. (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

PerfilUFSCpeqA sala fica no terceiro andar, possui um armário e duas mesas – uma pessoal e outra maior para reuniões. O porta-retratos do marido com o casal de filhos é um dos poucos objetos que modifica a impessoalidade do espaço. A psicóloga, que trabalha na Universidade há mais de 20 anos, procura entender o funcionamento do setor nos mínimos detalhes e considera o cargo de presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) “o último desafio de sua carreira”.

Com os óculos de grau deixados em cima da mesa, a paranaense de Marilena, cidade a aproximadamente 500 quilômetros de Curitiba, não consegue disfarçar a timidez enquanto olha para a câmera fotográfica e começa a falar sobre sua vida. Ela veio para Florianópolis aos 17 anos com o objetivo de passar no vestibular, “vim para fazer cursinho, fui aprovada em administração na UDESC e em psicologia na UFSC”. Escolheu o então recente curso de psicologia, mas nunca deixou os conceitos da administração fora de sua vida.

Em 1986, ano seguinte ao da graduação, fez concurso e entrou na UFSC como servidora técnico-administrativa. Ao trabalhar no Departamento Pessoal, como antes era denominada a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), Edite aprendeu muito e descobriu como aliar sua principal formação com processos mais técnicos e burocráticos inerentes a um cargo de gestão.

Apesar disso, não abandonou o sonho de infância, “queria ser professora”. O desejo tornou-se realidade quando novamente prestou concurso e passou a fazer parte do quadro docente da Universidade em 1997. Fez especialização, mestrado em administração e doutorado em engenharia de produção. Ela acredita que o convite para ser presidente da COPERVE – instituição responsável por organizar o maior vestibular público de Santa Catarina – surgiu principalmente por sua trajetória na Universidade, seus conhecimentos e a relação de confiabilidade construída com os colegas. “Eu não vim substituir ninguém, eu vim para acrescentar”.

As pastas e documentos espalhados na mesa mostram um pouco dos preparativos  não apenas para o vestibular, mas também para outros processos seletivos organizados pela Comissão, como o de residência médica do Hospital Universitário. Ela também comenta a discussão sobre a possibilidade de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como forma de ingresso na UFSC. “Claro que não é uma decisão exclusiva da COPERVE, mas nós queremos realizar esse debate com a comunidade universitária”.

Sua agenda ainda comporta aulas e orientações de trabalhos finais na pós-graduação de psicologia e um projeto de pesquisa. Nas horas livres, não dispensa o hábito da leitura. “Adoro ler, principalmente biografias”. Seu último livro foi Amor e Capital, que conta a história do filósofo alemão Karl Marx. “Não gosto de denominações políticas, porém acho que, às vezes, conhecemos as obras e ideias, mas ignoramos a trajetória de vida das pessoas”. Assim, Marx juntou-se a Anderson Silva, Einstein, Tim Maia e outros que já leu. Ao final da entrevista, Edite Krawulski despede-se com um sorriso de quem deseja e também pede sorte para os próximos desafios.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br