Comissão Própria de Avaliação da UFSC conclui primeira fase de atividades

23/10/2014 15:47

A proposta de Regimento e o Plano de Ações e Metas – documentos que orientam os trabalhos que serão desenvolvidos – da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSC foram entregues à reitora Roselane Neckel no dia 29 de setembro. A CPA é um órgão colegiado permanente instituído pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Lei nº 10.861/2004 com o intuito de que as universidades públicas ou privadas executem processos internos de avaliação. O objetivo da Comissão é identificar demandas e realizar diagnóstico dos cursos, do quadro docente e da estrutura dos centros de ensino para propor ações de aperfeiçoamento.

O presidente da CPA, professor Irineu Afonso Frey, informa que, nessa primeira fase, a equipe fez reuniões mensais e desenvolveu atividades em ambiente virtual. Para a segunda etapa de atividades, a Comissão foi dividida em três grupos de trabalho que serão responsáveis pela revisão dos instrumentos e pela forma como os dados serão coletados, pelo alerta para a participação da comunidade acadêmica na avaliação e pela publicação dos resultados. “O trabalho é desenvolvido de forma independente, a CPA é uma espécie de extensão do MEC dentro da Universidade”, ressalta Frey.A Comissão foi instituída pelas Portarias nº 1344/2014/GR e 1443/2014/GR, e é formada por 11 integrantes, entre docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e um representante da comunidade civil – quatro membros são dos campi de Blumenau, Joinville, Araranguá e Curitibanos. O mandato dos participantes é de dois anos. O relatório final com os resultados da avaliação será elaborado de acordo com o roteiro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A entrega do documento final ao MEC está prevista para março de 2015. A avaliação deve ocorrer entre 1º de dezembro de 2014 e 22 de fevereiro de 2015. A última foi realizada em 2012.

A coleta de dados consiste na parte em que alunos, professores, TAEs e gestores avaliam a instituição de ensino por meio de um formulário. Uma das propostas é integrar essa avaliação à de curso, que é feita por meio do Controle Acadêmico de Graduação (CAGR) nos períodos de matrícula, conduzida pela Pró-Reitoria de Graduação. O objetivo é que o novo método já esteja disponível no período de rematrícula, agendado para novembro e dezembro.

Conheça os integrantes da Comissão Própria de Avaliação:

Irineu Afonso Frey – CSE

Lisiane Ilha Librelotto – CTC

Fernando Jose Spanhol– Campus Araranguá

Sergio Luiz Ferreira – Campus Blumenau

David José Caume – DPGI/Proplan

Janaina Santos de Macedo – Prograd

Jouhanna do Carmo Menegaz – Representante discente da Pós-Graduação

Mateus Stallivieri da Costa – Representante discente da Graduação

Maurício de Campos Porath – Campus Joinville

Marlene de Fáveri – representante da entidade externa ANPUH

Kauê Tortato Alves – representante dos TAEs do Campus Curitibanos

 

Samantha Sant’Ana

Estagiária/Diretoria-Geral de Comunicação

samantha.s@grad.ufsc.br

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