UFSC realiza primeiro debate sobre institucionalização dos campi nesta sexta-feira em Curitibanos

13/11/2014 18:18

O primeiro dos cinco fóruns sobre a institucionalização dos campi da UFSC será realizado na próxima sexta-feira, 14, no auditório do campus de Curitibanos, às 10h. Os debates promovidos pela Administração Central são abertos à comunidade universitária e acontecerão em todos os campi. O cronograma de discussões segue até o próximo dia 4 de dezembro.

Um grupo de trabalho (GT) com representação paritária de todos os campi – um docente, um técnico-administrativo em Educação (TAE) e um estudante, cada um com seus respectivos suplentes – foi criado por meio da Portaria nº1871/2014/GR, de 24 de setembro de 2014, para elaborar as propostas. De acordo com o coordenador do GT, Carlos Antonio Oliveira Vieira, as discussões já foram feitas anteriormente pelos diretores dos campi e por membros do Gabinete da Reitoria. As reuniões públicas visam ampliar a discussão sobre o tema. “Nos fóruns, o grupo de trabalho vai apresentar à comunidade a metodologia da institucionalização, a estrutura atual e, pelo menos, três alternativas de institucionalização dos campi”, informa.

Os campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville foram criados em 2009 com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (Reuni), do Governo Federal. Uma pactuação entre a Universidade e o Ministério da Educação (MEC) viabilizou a criação do campus de Blumenau em 2014.

“Institucionalizar significa criar essa entidade campi fora de sede dentro do estatuto, do regimento e de todas as resoluções da Universidade, para que possam ter representatividade em todos os órgãos colegiados dessa instituição”, explica Vieira. A partir da institucionalização, os campi poderão ter centros de ensino e departamentos, estruturas necessárias para obter representação nos órgãos mencionados.

Todos os debates serão transmitidos pela internet. O primeiro da série poderá ser acompanhado pelo link http://server.stream.ufsc.br/curitibanos.

Confira o cronograma dos fóruns:

14/11 (sexta-feira), às 10h – auditório do campus de Curitibanos

17/11 (segunda-feira), às 13h30 – sala de reuniões da sede administrativa do campus de Blumenau, localizada à Rua Pomerode, nº 710, no bairro Salto do Norte

19/11 (quarta-feira), às 15h30 – campus de Joinville, sala A209, Bloco A

04/12 (quinta-feira), às 19h – auditório da Reitoria, em Florianópolis

A data e o local do debate que será realizado no campus de Araranguá serão definidos na próxima semana.

Bruna Bertoldi Gonçalves

Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: campidebatesfórunsGTinstitucionalizaçãoMECUFSC