UFSC recebe visita de representantes da Noruega

02/12/2014 15:02

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, na última sexta-feira, dia 29, a visita do assessor especial do Ministério da Educação e Pesquisa da Noruega no Brasil, Olve Sørensen, e do conselheiro em Energia da Embaixada Real da Noruega, Olav Lundstøl. Os representantes da Noruega procuraram a UFSC para melhor conhecer a Universidade, interessados em parcerias no campo das Energias Alternativas – solar, eólica, biomassa -, e também em outras áreas de produção sustentável.

Reitoria_Noruega

Da esquerda para a direita: Olve Sørensen, Lucia Helena Martins Pacheco, Olav Lundstøl, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, Alexandre Daniel Scheidt e Jamil Assreuy. Foto: Mayra Cajueiro Warren / DGC

Os noruegueses foram recebidos pela vice-reitora Lucia Helena Martins Pacheco, juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy; o secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; e o coordenador de Convênios Internacionais, Alexandre Daniel Scheidt. A missão norueguesa visitou, ainda, o Centro de Ciências Agrárias (CCA), onde foi recebida pelo diretor José Carlos Fiad Padilha, e reuniu-se com os professores Rubens Nodari e Paulo Lovato, além de estudantes. No Centro Tecnológico (CTC), Sørensen e Lundstøl foram recebidos pelo diretor Sebastião Roberto Soares, e pelo professor Júlio Cesar Passos, do Departamento de Engenharia Mecânica, acompanhados pelo pró-reitor de Pesquisa e pelo coordenador de Convênios Internacionais.

“A visita da representação da Noruega foi muito positiva, pois abre boas possibilidades de aprofundar as colaborações existentes e criar outras. Os noruegueses ficaram bem impressionados com nossa Universidade, dizendo que confirmaram os bons comentários que tinham ouvido falar da UFSC”, avaliou Pinheiro.

Atualmente a UFSC tem convênios ativos com as universidades Norueguesas de Bergen, Stavanger, Ålesund, de Ciência e Tecnologia, e com o Genok, Centro de Biossegurança.