UFSC institui Grupos Gestores de Tecnologia da Informação

18/12/2014 15:39

Promover a informatização de sistemas da UFSC, zelar pelo aprimoramento e identificar demandas de tecnologia são atribuições das equipes que vão compor os Grupos Gestores de Sistemas de Tecnologia da Informação da Universidade. As portarias foram entregues a representantes dos respectivossetores que vão compor os grupos na tarde da última quarta-feira, 17 de dezembro, no Gabinete da Reitoria. Os comitês contemplam Controles Acadêmicos da Graduação e de Pós-Graduação, Gestão da Comunicação Organizacional e Administração de Recursos Humanos.

De acordo com o superintendente de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), Edison Tadeu Lopes Melo, o setor trabalha para a criação de outros grupos gestores. A instituição dos comitês está inserida em um contexto de ações que visam à promoção da governança de TI na Universidade.

O estabelecimento de um processo de desenvolvimento de softwares na SeTIC, a adoção de um padrão internacional para gestão de serviços de TIC – Information Technology Infrastructure Library (ITIL) –, a elaboração da política de segurança da informação da UFSC, e a adoção da Instrução Normativa nº 4, de 12 de novembro de 2010 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para processos de compra e serviços de TI são apontados por Melo como algumas das iniciativas.

“Nesse sentido, há algumas ações paralelas, que começaram com a elaboração e aprovação do próprio Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTI), em 2013, e das políticas de uso dos serviços de TIC, que está deve ser publicada no primeiro no semestre de 2015”, informa Melo.

Os grupos são integrados por três ou quatro servidores que atuam na SeTIC e em setores relacionados à especificidade da temática. “Eles foram criados para avançar nas necessidades de cada setor e para melhorar a governança eletrônica, de acordo com as características operacionais de cada setor. A área que tem a especialidade é que estabelece a lógica organizativa; o pessoal técnico desenvolve e adapta o sistema”, esclarece a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco.

Melo destaca a necessidade de atualização constante dos sistemas para atender a regulamentações internas e externas. “A proposta é promover a informatização dos principais processos na perspectiva de reduzir a circulação de papel, o tempo e aumentar a segurança”, pontua.

 

Acesse as portarias:
Portaria nº 2444/2014/GR
Portaria nº 2445/2014/GR
Portaria nº 2446/2014/GR
Portaria nº 2447/2014/GR

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: ITILPDTIseTICTITIC