Curso sobre prevenção ao uso de drogas desafia educadores a pensarem novas abordagens

19/12/2014 11:16

Mais de cinco mil pessoas participaram da 6ª edição do Curso sobre Prevenção Escolar ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). Este ano é a primeira vez que a atividade é executada pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (Nute) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A capacitação é gratuita e oferecida na modalidade a distância.

A oferta do curso foi descentralizada e cada instituição parceira ficou responsável por uma região do país. A UFSC, através do Nute, recebeu inscrições de educadores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Antes, a atividade era desenvolvida apenas pela Universidade Nacional de Brasília (UnB), a qual ainda produz o material didático utilizado. A psicóloga e coordenadora geral do curso, Daniela Ribeiro, explica que essa mudança aconteceu para facilitar a troca de informações sem que as particularidades de cada região fossem ignoradas. Ela acrescenta ainda, que a modalidade a distância é um fator que propicia o acesso e o desenvolvimento das atividades.

O principal objetivo do curso é formar profissionais de escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção ao uso de drogas no âmbito estudantil. O contato cada vez mais precoce de jovens com as drogas é uma das razões que evidenciam a importância da discussão sobre o tema. “O intuito é fazer com que o educador tenha um olhar mais crítico, mais sistêmico em relação ao sujeito e o contexto em que este vive”,  explica Ribeiro.

De acordo com o psicólogo e consultor do curso, Leandro Oltramari, outro desafio é mostrar os malefícios de um consumo exagerado de substâncias sem ignorar a realidade. Ele cita o consumo de bebidas alcoólicas como exemplo e aponta a função de sociabilidade que o ato de beber possui na sociedade. A principal ideia defendida nas possíveis intervenções feitas nas escolas é a intersetorialidade. “A ideia é que o professor crie outras alternativas, que se articule com outros espaços de vivência como teatro, música ou esporte”, informa Oltramari.

Esse é um dos focos do curso, incentivar a criação de redes, de articulações para o desenvolvimento de parcerias com associações e institutos relacionados ao tema. “O sujeito precisa se encontrar em um campo de possibilidades sem que a droga seja a única alternativa”, reitera Ribeiro.

O curso é oferecido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em Plataforma Moodle. Ele é divido em quatro módulos que abordam o significado das drogas, a legislação, políticas públicas de prevenção ao uso, entre outros assuntos. Cada educador-cursista recebe um kit com o material didático – livro-texto, DVD com 16 vídeos (indutores temáticos) e o caderno de orientações “Construindo o Projeto de Prevenção do Uso de Drogas da Escola” – que é endereçado a sua instituição de ensino. A última fase é a prática-intervencionista, em que os alunos fazem a revisão e os ajustes do projeto desenvolvido durante todo o curso.

Um desses projetos foi apresentado em um Encontro realizado na UFSC, no início de dezembro, para  marcar a conclusão do curso. “Projeto de prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde na Escola Municipal Prof. Sylvio Sniecikovski” é o título do trabalho desenvolvido por Cristiane Beatriz Wzorek, Aurora Alcenir de Souza Zimmermann e Cristiano Pereira da Silva, de Joinville (SC). O objetivo é fortalecer a autoestima, valorizar a identidade pessoal, a responsabilidade, a aprendizagem, o acolhimento e as habilidades para o convívio social em alunos do 4º ao 9º ano com atividades interdisciplinares. A proposta prevê a realização de oficinas pedagógicas significativas e informativas aliadas ao estabelecimento de parcerias com instituições relacionadas ao tema.

Os educadores-cursistas aprovados, recebem certificado de Extensão Universitária emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSC. A data da próxima edição será definida pelo MEC. O Nute ainda oferece outros cursos com o mesmo formato, como o Curso de Prevenção dos Problemas relacionados ao Uso de Drogas para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, Curso Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social, Curso de especialização Educação na Cultura Digital e o Curso de Especialização, Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Mais informações no sitehttp://nute.ufsc.br/site/projetos/

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br