Técnico em audiovisual assume direção da TV UFSC

19/01/2015 19:17

Felipe Laval, novo diretor da TV UFSC.

O ano de 2015 começa com um desafio extra para o servidor técnico-administrativo em educação, Felipe Laval. O técnico em audiovisual assumiu a diretoria da TV UFSC no início de janeiro, após seis anos de gestão do professor Fernando Crocomo e ambienta-se com os desafios e projetos de uma nova etapa profissional.

Laval ingressou na UFSC como bolsista de informática, em 2005, enquanto estudava para ser tecnólogo em sistemas eletrônicos. A experiência adquirida nesse período levou-o a abandonar o curso e dedicar-se à área de produção audiovisual. Em 2010, foi aprovado em concurso como técnico em audiovisual na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de onde veio redistribuído para a UFSC após três anos de trabalho. Suas aspirações de crescimento profissional o levaram a querer estudar mais sobre gestão, em especial no serviço público, e, por isso, formou-se em administração na UFSC, em 2014.

“Acabei atuando na área de audiovisual por acaso, mesmo já tendo trabalhado como técnico em informática desde os 15 anos”, conta Laval, cuja primeira experiência na área veio com a produção de vídeos para educação a distância no Departamento de Engenharia do Conhecimento. “Trabalhei no projeto da Universidade Aberta, com a produção de videoaulas, preparação de ambientes virtuais, infraestrutura local dos auditórios, entre outras atividades”, relembra o diretor. Na UFFS, Laval foi chefe da divisão de videoconferência e chefiou também os departamentos de telecomunicações e de operações de TI. Apesar do rápido reconhecimento de seu trabalho e de ser natural de Chapecó, Laval queria retornar para Florianópolis, para ficar mais próximo à família.

Laval voltou para a TV UFSC como servidor em outubro de 2013. “Desde quando trabalhava como bolsista, busquei aliar a capacidade técnica às atividades de gestão. Quando era bolsista, verifiquei que a equipe técnica cresce muito rapidamente, e de repente me vi com 17 estagiários. Como eu era o mais experiente no setor, coube a mim capacitar, controlar, dar tarefas. Aí eu vi que precisava estudar administração para conhecer melhor o lado da gestão”, relata Laval.

O diretor conta que a transição até assumir a diretoria da TV UFSC aconteceu de forma intensa. A confiança e orientação do ex-diretor Fernando Crocomo foram fundamentais, ressalta. “Desde que eu entrei na TV, fomos criando, descobrindo a tecnologia juntos. Quando Fernando saiu, já no último mês, entrei em um processo de absorver todo dia o máximo possível do conhecimento dele. Ele me deixou com bastante informação, acabou sendo uma transição tranquila”, salienta. O professor Crocomo foi contemplado com uma bolsa do Programa Fullbright, e irá para os Estados Unidos no segundo semestre de 2015.

Projetos e desafios frente à TV UFSC

A TV UFSC comemorou seus 16 anos em 2014, tendo sua programação exibida 24 horas por dia em canal aberto e digital. Além da programação local, com um telejornal diário e programas de entrevista, a TV transmite programas da TV Brasil, produzidos pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Em 2015 a TV UFSC deve abraçar um novo desafio, com a integração de uma de suas propostas ao Plano de Cultura da Universidade, projeto contemplado conforme critérios estabelecidos no edital Mais Cultura nas Universidades (Ministério da Educação/Ministério da Cultura/Secretaria de Cultura da UFSC).

Laval elogia a capacidade da equipe frente aos novos objetivos e planos para a TV. “As pessoas que estão aqui têm muito a oferecer e querem dar o melhor de si. Todos têm essa visão que existe um público que está assistindo à TV UFSC”, ressalta. O diretor espera trazer mais pessoas interessadas em contribuir. “Contamos com estagiários do curso de jornalismo principalmente, mas também de cinema, design. Também queremos trazer o pessoal de tecnologia, das áreas de engenharia e inovação. A TV é um campo muito bom para esse pessoal, pelas novas tecnologias que usamos. Talvez poucos saibam, mas o nosso canal, a TV UFSC, é uma das pioneiras dentre as TVs universitárias a transmitir em canal digital, em alta definição”, salienta.

Dentre os projetos para a TV, Laval quer buscar uma maior integração com os diversos setores da UFSC que produzem conhecimento, inovação e cultura. Outros planos incluem a divulgação de um novo vídeo institucional, com a direção do cineasta Zeca Pires e uma possível expansão da cobertura da TV para as cidades nas quais a UFSC possui campi. “Também estamos trabalhando na renovação dos intervalos entre um programa e outro com imagens de locais públicos, reforçando a identidade da TV UFSC. Estamos captando vídeos e documentários da comunidade local, além de novos filmes que estão entrando no domínio público”, acrescenta Laval.

 

 

Veja também:

TV UFSC – 16 anos


Site da TV UFSC
Canal da TV UFSC no YouTube

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

 

Fotos: Andrei Krepsky de Melo/TV UFSC