Administração Central e estudantes buscam soluções para RU

26/02/2015 17:09

Reitora Roselane Neckel e membros da Adminsitração Central reuniram-se com o DCE e estudantes da UFSC nos dias 19 (foto) e 25 de fevereiro. (Foto: Jair Quint / Agecom / UFSC)

A reitora Roselane Neckel e membros da Administração Central se reuniram com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e estudantes da UFSC para prestar esclarecimentos sobre a prorrogação da data de reabertura do Restaurante da Trindade e discutir alternativas para atender os estudantes da UFSC. Um primeiro encontro foi realizado com o DCE no dia 19 de fevereiro. Cerca de 40 pessoas participaram da segunda reunião que aconteceu na última quarta-feira, 25, na Sala dos Conselhos, em Florianópolis.

De acordo com a reitora Roselane, em virtude da urgência da manutenção da cozinha e afim de resguardar a segurança dos trabalhadores e usuários, o RU reabrirá as portas no dia 9 de março, data em que a maioria dos estudantes de graduação volta às aulas. A informação sobre a reabertura do RU do Campus Trindade foi veiculada no site de Notícias da UFSC no dia 3 de fevereiro. O comunicado também foi divulgado no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) no mesmo dia.

As informações repassadas nas reuniões foram relativas aos motivos da manutenção, condições dos equipamentos, planos para licitação de um novo espaço para o RU, possibilidades de atendimento aos estudantes, obrigações de assistência estudantil previstas em lei, previsão de custeio em 2015, situação orçamentária da Universidade – conforme divulgado em Nota Oficial no site de Notícias da UFSC na última terça-feira, 24 – e apresentação das obras em execução.

Diante dos questionamentos e das sugestões dos estudantes e no intuito de apresentar uma solução, a reitora propôs o cadastramento dos estudantes que necessitam de alimentação no Restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA) neste período que antecede a reabertura do RU da Trindade. Um comunicado sobre o assunto foi divulgado nesta quinta-feira, 26. Os alunos devem comparecer a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), localizada no piso térreo do prédio da Reitoria, até, preferencialmente, o meio-dia da próxima sexta-feira, 27, para preencher o formulário. Após a coleta dos dados, será feito o estudo da viabilidade financeira para atendimento de todas as solicitações. No final da tarde do último dia de cadastramento, será realizada uma nova reunião com os estudantes para apresentação dos resultados e dos encaminhamentos da Gestão.

O RU encerrou as atividades no dia 12 de dezembro de 2014 para execução de manutenções e reformas nos equipamentos e instalações. A diretora do RU, Beatriz Martinelli, esclareceu que estavam programadas manutenções corretivas para o decorrer de 2015, com cronograma definido em março de 2014. “Programamos o conserto das panelas, mas precisamos fechar o RU uma semana antes do previsto devido a um problema na câmera de uma delas. Fomos chamados na fábrica e vimos que dentro estava corroído, sem condições de continuar o uso. Todos os panelões foram refeitos por dentro. Com a retirada, o piso ficou exposto e também recebeu manutenções. Quando mexe em uma coisa, vem outra”, contextualizou Beatriz.

Entre dezembro e janeiro, foi realizada a pintura do local. “É uma cozinha industrial que necessita de manutenção diferenciada”, explicou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Denise Cord. O pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Maurício Petrúcio, ressaltou que a necessidade de manutenção tem sido crescente nos últimos anos.

Reunião com DCE

Na primeira reunião, realizada com o DCE no dia 19 de fevereiro, a diretora do RU acrescentou que, em virtude do funcionamento contínuo, existe uma dificuldade em realizar manutenções preventivas no local. “Apenas conseguimos fazer a manutenção corretiva”, afirmou.

No encontro, o vice-presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFSC, Bruno Locks Floriani, questionou a Administração Central a respeito do período reservado para manutenções e expôs sua preocupação com o grupo de alunos que representa.

Marcus Vinicius dos Santos, do DCE, questionou a decisão de adiar a reabertura do RU e sugeriu que a entidade participe de decisões que envolvem o Restaurante. A reitora sinalizou que compreende a importância do diálogo e explicou que a decisão foi tomada administrativamente em virtude da situação de urgência. “Em praticamente cinco dias, entendemos o que estava acontecendo e que precisávamos tomar essa decisão. Em 2013, quando tivemos um acidente, fizemos uma revisão do projeto da cozinha. Estamos continuadamente avaliando as melhorias necessárias no prédio do RU diante de seu funcionamento ininterrupto”, pontuou. O novo prédio do RU foi inaugurado em 2011. Desde 2012, um projeto de reativação da Ala C do RU, fechada em 2011, está sendo desenvolvido.

“Estamos trabalhando em um projeto de exaustão para o RU e de expansão da cozinha. Estávamos seguindo os encaminhamentos da comissão, e fazendo a avaliação solicitada em relação às condições de trabalho no RU”, disse a reitora, em referência ao trabalho desenvolvido pela Comissão sobre as condições de funcionamento do RU, criada em 23 de setembro de 2014 por meio da Portaria nº1870/2014/GR e composta por membros da Prae, do DCE, do RU e da APG.

O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (Dpae) da Universidade trabalha para elaborar um projeto com o intuito de oferecer soluções a curto prazo. Apesar da impossibilidade de reabertura do RU em fevereiro, a pró-reitora de Assuntos Estudantis reforçou o compromisso da Gestão com os alunos. “Estamos fornecendo passe isento no RU do CCA e transporte, mais R$ 7,50 aos alunos em fragilidade socioeconômica do curso de Engenharia de Materiais para jantar todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Além disso, todas as solicitações protocoladas na PRAE e caracterizadas como sendo provenientes de estudantes em situação de risco pelas assistentes sociais foram atendidas”, disse. Estudantes em estágio obrigatório no Hospital Universitário (HU), alunos do curso de Medicina e do curso de Odontologia, que em 2015 apresentam cronograma de aulas diferenciado, também podem utilizar o ônibus e almoçar no Itacorubi.

A reitora explicou que, desde o ano passado, a Administração Central busca alternativas para que o RU do CCA não seja utilizado nessas situações. Roselane expôs um plano para estruturar um novo prédio para funcionar também como RU no local onde funcionava um outro estabelecimento na região da Prefeitura da UFSC, na entrada do Córrego Grande, em Florianópolis – conhecido popularmente como Redondo. “As sugestões que a Comissão do RU encaminhou durante o ano foram bastante condizentes. Vamos licitar o Redondo e estamos buscando, ainda, uma outra alternativa. Ele vai começar a funcionar nos moldes do CCA. Estamos trabalhando com a perspectiva de agilizar todos os processos, em uma política de descentralização dos RUs”, informou a reitora.

Donnie Marcelo P. D. Flauzino, do DCE, propôs a elaboração de relatório sobre as condições do RU do CCA. A reitora Roselane acatou a sugestão. Outros temas, como reforma do Centro de Convivência, obras concluídas e em andamento e a necessidade de definição de um projeto condizente com a ocupação da área do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Celesc (CeFA), também foram discutidos. O CeFA corresponde a uma permuta de terras entre a Infraero, o Governo do Estado e a UFSC, realizada diante da necessidade de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que faz limite com a Fazenda Experimental da Ressacada, no CCA.

O chefe de gabinete, Carlos Antônio Oliveira Vieira, a diretora do RU, Beatriz Martinelli, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antonio Cezar Bornia, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Denise Cord, o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis, Maurício Mello Petrucio, participaram das reuniões. A pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro, esteve presente no primeiro encontro.

O edital para isenção de passes para o Restaurante Universitário está disponível para o primeiro semestre de 2015 e pode ser acessado aqui.

Informações sobre o cadastramento de estudantes na PRAE nesta semana podem podem ser obtidas pelos telefones (48) 3721-2707 e 3721- 9625.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
imprensa.gr@contato.ufsc.br