Comissão da Memória e Verdade da UFSC tem sua primeira reunião

26/02/2015 17:01
Membros da Comissão da Memória e Verdade da UFSC reuniram-se pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 23. (Foto: Caetano Machado / Agecom / UFSC)

Membros da Comissão da Memória e Verdade da UFSC reuniram-se pela primeira vez nesta segunda-feira, dia 23. (Foto: Caetano Machado / Agecom / UFSC)

A Comissão da Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criada em dezembro após aprovação no Conselho Universitátio (CUn), reuniu-se, pela primeira vez, na última segunda-feira, dia 23. A Comissão é formada por dez membros da comunidade universitária e trabalhará durante um ano para apurar e identificar atos arbitrários, violentos e de cerceamento das liberdades individuais e dos direitos humanos que atingiram a comunidade da UFSC no período da ditadura militar no Brasil, de 1º de abril de 1964 a 5 de outubro de 1988.

A reunião do grupo foi aberta à comunidade, assim como serão os próximos encontros, que acontecerão no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O primeiro ato planejado pela Comissão será uma palestra, ministrada pela advogada e professora universitária Rosa Maria Cardoso da Cunha, agendada para o dia 1º de abril, Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória, às 9h, no Auditório da Reitoria.

Ana Lice Brancher, professora do Colégio de Aplicação e membro da Comissão, avalia como positiva a primeira reunião do grupo. “Começaremos, já a partir da próxima semana, a colher depoimentos. Ao mesmo tempo, existe um grupo de trabalho já atuando na busca de arquivos, atas do Conselho Universitário e analisando teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, livros, e publicações na imprensa. Vamos também lançar um edital para a contratação de 10 bolsistas para dar suporte aos trabalhos da Comissão”, explica Brancher.

A professora acrescenta que a Comissão da UFSC trabalha em contato com as comissões Nacional e Estadual da Memória e Verdade, e com o Coletivo Catarinense da Memória e Verdade, além de outras organizações e grupos. Ela convida a comunidade a participar desse processo. “Teremos um site no ar em breve, com informações de contato para quem quiser participar. Já temos pessoas interessadas em disponibilizar seus arquivos e materiais e de pesquisa e enviar relatos”, complementa.

A comissão é formada pelos seguintes membros: Ana Lice Brancher (Colégio de Aplicação – CED); o professor Célio Espíndola (aposentado – CSE); a professora Janine Gomes da Silva (História – CFH); o professor Jean Marie Farines (Automação e Sistemas – CTC); a estudante Juliana Grigoli (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política); o professor Marco Aurélio da Ros (aposentado – CCS); a professora Marli Auras (aposentada – CED); o técnico-administrativo em Educação Moacir Loth (jornalista – Agecom/DGC); a professora Tânia Regina de Oliveira Ramos (Língua e Literatura Vernáculas – CCE); e o professor Ubaldo Cesar Balthazar (Direito – CCJ).

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br