UFSC firma Protocolo de Intenções com Universidade de Bayreuth, na Alemanha

27/02/2015 11:46

A reitora Roselane Neckel e o reitor da UBT, Stefan Leible, durante a assinatura do Protocolo de Intenções entre as duas universidades. (Foto: Jair Quint / Agecom / UFSC)

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, e o reitor da Universidade de Bayreuth (UBT), Stefan Leible, assinaram, na última terça-feira, dia 24, um Protocolo de Intenções entre as duas universidades para cooperação internacional. O Acordo de Cooperação está sendo preparado e deverá permitir o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, além do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação. O Acordo também deve prever a co-tutela em programas de pós-graduação.

Além do reitor, a delegação da UBT incluiu a pró-reitora de Assuntos Internacionais, Anna Köhler, o chefe do escritório Internacional, Arnim Heinemann, e seis professores da UBT: Günter Motz, Rhett Kempe, Josef Breu, Volker Altstädt, Daniel Seitz, Heike Emmerich. Em reunião de trabalho na segunda-feira, dia 23, foram acertados os termos do Acordo, com a participação de toda a equipe da instituição estrangeira e da UFSC, por meio da Secretaria de Relações Internacional (Sinter), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG). Posteriormente, no dia 24, os pesquisadores da UBT ministraram palestras em um workshop realizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, envolvendo também professores da UFSC, dos departamentos de Química, Engenharia Química e de Alimentos, e Engenharia Mecânica.

O secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado destaca que a Universidade de Bayreuth escolheu a UFSC como parceira prioritária na América Latina. “A UBT inclusive solicitou para instalar, na UFSC, um escritório regional virtual, com a presença de ex-alunos.  É uma universidade jovem, que se destaca em excelência acadêmica, colocada entre as 50 melhores do mundo dentre as universidades com menos de 50 anos de fundação”, salienta Pinheiro.

Reunião de trabalho para definição dos termos do Acordo de Cooperação. (Foto: Mayra Cajueiro Warren / DGC / UFSC)

A visita foi articulada pelo professor do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), Dachamir Hotza, um dos pesquisadores da UFSC que desenvolve pesquisas em conjunto com professores da universidade alemã, há pelo menos 5 anos, em especial com o professor Günter Motz. Hotza conta que visitou a universidade, localizada no sul da Alemanha, região da Bavária, juntamente com o professor Aloísio Nelmo Klein, do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC). “Fomos muito bem recebidos. A universidade está em uma cidade com tradição cultural e relevância histórica muito grande. O nosso grupo de pesquisadores brasileiros está aumentando ano a ano, inclusive um dos laboratórios de lá já possui site em português. Estamos fazendo um bom trabalho por lá, por isso o interesse da UBT em ampliar a cooperação conosco”, ressalta Hotza.

Dois projetos de pesquisa acontecem atualmente em parceria entre a UFSC e a UBT: um deles é uma pesquisa colaborativa em tecnologia de manufatura, coordenada pelo professor Aloisio Nelmo Klein (EMC); outra é na área de polímeros com propriedades especiais, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, bolsa Pesquisador Visitante Especial, coordenada pelo professor Ricardo Antonio Francisco Machado (EQA).

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br