Conselho Universitário aprova voto paritário para a consulta à comunidade para escolha de reitores

18/03/2015 12:55
Sessão extraordinária do Conselho Universitário durante debate sobre a consulta para a escolha de reitores. (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

Sessão extraordinária do Conselho Universitário durante debate sobre a consulta para a escolha de reitores. (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, em sessão extraordinária nesta terça-feira, 17, aprovou, em votação nominal, por 28 votos a 15, o parecer original do conselheiro Paulo Pinheiro Machado para a próxima consulta para a escolha de reitor(a). O processo, seguindo os parâmetros das últimas consultas, será conduzido pelas entidades representativas das três categorias: estudantes, técnicos-administrativos em Educação e professores.

O parecer coloca como parâmetros para a próxima consulta o voto paritário; colégio eleitoral formado por docentes e técnicos na ativa e em efetivo exercício, além de estudantes da educação básica (a partir dos 16 anos), graduação e pós-graduação stricto sensu. Também indica a formação da Comissão Eleitoral e suas responsabilidades; a realização da consulta em dois turnos se nenhum dos candidatos alcançar 50% + 1 dos votos; o voto secreto, sem procuração e não cumulativo; e como será feita a indexação dos votos; entre outras orientações. O conselheiro Pinheiro Machado acrescentou, ainda, um pedido de arquivamento do relatório do Grupo de Trabalho instituído pelo CUn em dezembro de 2013. O parecer com as últimas edições pode ser acessado pelo link.

Foi sugerido que o primeiro turno da consulta à comunidade para a escolha do(a) próximo(a) reitor(a) ocorra no dia 21 de outubro de 2015, e o segundo turno, caso necessário, dia 11 de novembro de 2015, nos mesmos locais e horários do primeiro turno.

A apreciação que culminou com a aprovação do parecer original contou com a manifestação dos conselheiros sobre os dois pareceres – original e de vistas, elaborador pelo conselheiro Gregório Varvakis – além de uma terceira proposta, elaborada pelo Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), apresentada pelo conselheiro Valdir Rosa Correia. Com a aprovação do parecer original, o conselho deliberou por não votar a terceira proposta. A consulta com voto paritário é realizada na UFSC há 30 anos e foi considerada legal em parecer técnico elaborado pela Procuradoria Federal junto à UFSC, após solicitação do conselheiro Gregório Varvakis.

Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna

Foi aprovado, ainda, o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint) para 2015. O parecer da conselheira Elisete Dahmer Pfitscher foi aprovado por unanimidade e acolhe o Plano elaborado pela Auditoria Interna (Audin) e revisado pela Controladoria-Geral da União no Estado de Santa Catarina.

Veja também:

Vídeo: Votação no Conselho Universitário para a escolha de reitores

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: AudinCFMcomunidadeconsultaCUnescolhareitoresUFSCvoto paritário